Calebe Criativo: evento alcança mais de 93 mil pessoas no Brasil e exterior

Atividades diferenciadas contribuíram para o desenvolvimento do potencial criativo da terceira idade. Confira como foi

Nos dias 25 e 26 de março, o evento Calebe Criativo reuniu mais de 93 mil pessoas no Brasil e, também, no exterior. Com o objetivo de contribuir com o potencial criativo daqueles que se encontram na terceira idade, o movimento propôs exposições de artesanato, oficinas, atividades especiais, apresentações, além de uma palestra exclusiva aos convidados.

Em detalhes:

  • Criado em 2011, o grupo Calebe Universal é responsável por inúmeras atividades, palestras, reuniões e eventos organizados a fim de colaborar com o desenvolvimento físico, psicológico e espiritual dos milhares de idosos atendidos diariamente pelo projeto em todo o mundo.
  • Desta vez, o evento Calebe Criativo surgiu a partir da iniciativa de amplificar o conhecimento e potencial criativo da terceira idade, por meio da prática de artesanato, pintura e culinária e, também, da interação social entre eles.
  • No Brasil, 65 mil pessoas foram beneficiadas com a mobilização especial que aconteceu no Templo de Salomão, em São Paulo, e em 2.222 localidades do país.
  • Além disso, os presentes também puderam participar de apresentações musicais, uma palestra a respeito da importância de atividades de arte na terceira idade e outros serviços sociais oferecidos.

No exterior:

No exterior não foi diferente, cerca de 29 mil pessoas também participaram do Calebe Criativo, em mais de 5 mil localidades diferentes. Os participantes compartilharam suas experiências através de aulas de pintura, artesanato e culinária.

A mexicana Juana Martínez, de 77 anos, conta como as atividades propiciadas pelo grupo tem lhe ajudado em diferentes aspectos de sua vida: “estando no Calebe eu me sinto bem, há muitas oficinas que eu amo; gosto de pintar, fazer flores e costurar. O grupo tem mudado minha vida e me feito mais forte!”.

Pelos números:

  • Foram realizadas: 341 aulas de culinária, 2.609 aulas de artesanatos, 120 aulas de pintura, 89 apresentações musicais.
  • Cerca de 2.864 obras de artesanato foram doadas aos convidados.
  • 200 kg de alimentos e 2.613 lanches foram distribuídos.
  • 200 kits de higiene também foram distribuídos.
  • Além disso, 41 livros e outros prêmios como relógios, tostadeira, panela de arroz, tablet e cadeira de rodas foram doados.

A importância:

Cada ação organizada pelo grupo visa, além de aproximar a terceira idade à sociedade, valorizar o trabalho e capacidade dos idosos. Para a voluntária Isabel Santos, de 53 anos, que realiza o trabalho na cidade de Campinas, em São Paulo, o evento traz a “oportunidade de despertar neles o potencial criativo que todo mundo tem, mas com a idade vai ficando um pouco mais esquecido”. Esse é um diferencial na vida de cada um.

Conheça mais do Calebe:

  • Em São Paulo, você ou seu familiar pode participar das atividades disponibilizadas pelo grupo na central do Calebe, localizado na Rua João Boemer, 228, no Brás. Ou busque uma Universal mais próxima.
  • Acompanhe também as suas atualizações através de suas redes sociais, clicando aqui.

 

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Cedidas