“Caí em adultério e isso desgraçou a minha vida”

Imagem de capa - “Caí em adultério e isso desgraçou a minha vida”

Durante o programa Escola do Amor Responde, os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso responderam à dúvida de um aluno. Ele contou que completou 25 anos de casado e tem três filhos.

Contudo, atualmente, a vida dele está um sofrimento. Ele diz que viveu um casamento maravilhoso por vários anos, mas, certa vez, conheceu uma mulher no trabalho e caiu em adultério. Por conta disso, mentiu para as duas, mas sua esposa descobriu a traição. Apesar de ela ter dado uma nova oportunidade ao relacionamento deles, ele continuou errando. Há cinco meses, o aluno saiu de casa. Ele garante que está arrependido do que fez e pede ajuda aos professores.

Aluno – Completei 25 anos de casado, mas hoje minha vida é um sofrimento. Minha esposa era uma bênção de Deus, mas conheci uma mulher no trabalho e, quando me dei conta, caí em adultério e isso desgraçou a minha vida. Menti durante alguns anos para as duas. Minha esposa descobriu a traição e, mesmo assim, me deu várias oportunidades. Quando finalmente me separei da amante, era tarde demais. Faz cinco meses que tive que sair de casa. Estou muito arrependido e meus filhos não me aceitam mais. Tenho vontade de dar cabo da minha vida. Eu amo minha esposa e não sei mais o que fazer. Me ajudem, por favor.

Renato – Você está pedindo a ajuda de Deus e só Ele pode mudar isso. Sua esposa e seus filhos não querem mais ouvir sua voz porque estão muito machucados. Esse é o fruto de um momento de prazer: uma vida de dor. A traição não vale a pena e você descobriu isso de forma amarga. Você está pedindo ajuda para Deus e Ele faz isso no tempo dEle. Você tem que tirar do seu coração essa obsessão que tem por sua esposa. Por causa da ausência dela, você fala em tirar sua vida, ou seja, ela é uma obsessão. Você coloca sua esposa acima de sua própria vida e não é assim, tanto que você escolheu uma amante. Deus quer limpar você por dentro. Sua esposa não volta para você porque nem você acredita em si mesmo e não houve mudança. Você precisa se tornar um novo homem. Você pensa que a volta de sua esposa é a solução de tudo, mas não é. Antes, você terá de lidar com a falta dela e com a falta de perdão a si mesmo. Tudo isso tem que acontecer antes de você tentar voltar para ela.

CRISTIANE – Hoje não tem a questão de apedrejamento como antigamente. Entretanto, quando uma pessoa cai em adultério, a outra pune, joga o erro na cara dela e evita contato. Hoje as pessoas lidam da seguinte forma com a traição: isolando e evitando o outro. Jesus disse “quem não tem pecado, que atire a primeira pedra”, ou seja, todo mundo erra. Inclusive, sua esposa e seus filhos. Eles não estão falando com você, mas ninguém pode acusá-lo de nada, pois todos têm seus pecados. Você está sozinho e isolado, mas observe que Jesus perguntou à mulher adúltera onde estavam seus acusadores e ela afirmou que todos tinham ido embora. Então, Ele disse “vá e não peques mais”. Jesus não condena você, Ele pede para que você mude.

Renato – Não pecar quer dizer parar de errar. Por isso, mude suas atitudes.

CRISTIANE – Olhe para a frente, mude de vida e o restante vai acontecer. As pessoas têm que parar de glorificar seus erros, como se tivessem de pagar por eles o resto da vida. É assim que você está agora: chorando e pensando em morrer. Você ainda está vivendo o erro que cometeu.

Renato – Você tem que reconstruir sua vida, pois parou de viver e quer morrer. Sua família precisa ouvir que você está bem. Esta é a única e melhor oportunidade para você voltar com sua esposa. Por isso, convido você a conhecer as palestras da Terapia do Amor.

 

 

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images