Café e Inclusão
Emprego Apoiado é tema de evento realizado pela Abads
No dia 14 de abril, a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads) realizou o evento Café e Inclusão. O encontro, que teve como tema Emprego Apoiado sob perspectiva das políticas públicas e os desafios de 2023, aconteceu na sede do instituto, localizado na capital paulista, e reuniu especialistas, políticos, representantes de institutos parceiros, voluntários e pessoas interessadas em contribuir com a causa da inclusão de pessoas com deficiência intelectual ou espectro autista no mercado de trabalho. O objetivo também foi promover maior conscientização sobre o tema.

O café especial, além de reunir pessoas que lutam com o mesmo intuito, promoveu o debate de soluções para uma questão tão importante para a construção de uma sociedade melhor para todos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual no Brasil, que sofrem os impactos do ambiente profissional competitivo.
Presente no evento, Alexandre Betti, (foto abaixo) consultor do Emprego Apoiado, projeto que auxilia pessoas atendidas pela Abads a ingressarem no mercado de trabalho, destacou como estender o assunto ao público é relevante para aumentar o número de pessoas inseridas no projeto: “é preciso muita divulgação para que realmente os usuários e seus familiares saibam da existência desses projetos, da inexistência deles e do volume e da dimensão que eles precisariam ter”.

José Carlos do Carmo, conhecido como Dr. Kal, coordenador estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP), também fez uma palestra sobre o assunto.
Já Victor Martinez, supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade no Instituto Jô Clemente, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, falou de como iniciativas como esse encontro possibilitam a formação de uma sociedade melhor: “o principal foco desse evento é tornar a sociedade mais diversa, mais inclusiva, de forma que a convivência entre as partes tenha mais qualidade”.
A iniciativa Emprego Apoiado visa contribuir para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma colaborativa, criando ambientes inclusivos até mesmo dentro das empresas e gerando, assim, igualdade de oportunidades. Por meio de planejamento e do apoio, o programa utiliza ferramentas e análises personalizadas que valorizam as habilidades e o diferencial de cada pessoa com deficiência (PCD).

Política nacional
A deputada federal Maria Rosas (Republicanos) é autora do Projeto de Lei 2190/2019, conhecido como PL do Emprego Apoiado, que foi aprovado na Câmara. No evento, ela destacou como a iniciativa contribui com a causa: “com a aprovação desse projeto, conseguimos regulamentar a profissão do consultor de emprego apoiado, dar visibilidade a políticas públicas e fazer com que as pessoas com deficiência tenham oportunidades iguais para estar no mercado de trabalho”.
A deputada, que foi presidente da Abads durante cinco anos, expressou sua satisfação de acompanhar a evolução do trabalho realizado: “fico muito feliz porque o mais importante é a causa, é chegarmos até as pessoas com deficiência para que elas tenham, de fato, a valorização e o respeito que merecem”.
Planejando sonhos
A Abads, presidida atualmente por Rose Amorim, (foto abaixo) é pioneira em iniciativas que contribuem para que inúmeras pessoas com deficiência sejam inseridas no ambiente profissional e que os seus valores sejam colocados em destaque. O trabalho exige união e disposição dos envolvidos e já gerou muitos resultados, inclusive a realização de sonhos por aqueles que acreditam na inclusão.

“Para nós, consultores, é algo que mostra a eficácia da metodologia, porque construímos esse projeto com os atendidos”, contou Vicentina Franco, coordenadora e consultora do projeto Emprego Apoiado na Abads. “Hoje, o mais importante é que as pessoas e as empresas estejam abertas a receber pessoas com deficiência, pois elas entendem e se comprometem com essa responsabilidade de trabalho”, disse.
Acesse empregoapoiado@abads.org.br e saiba mais sobre o projeto Emprego Apoiado ou outras ações realizadas pela Abads.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo