Brasília: Começa contagem regressiva para a conclusão das obras

A inauguração da nova Catedral está prevista para ocorrer na primeira semana de agosto. Saiba mais

Imagem de capa - Brasília: Começa contagem regressiva para a conclusão das obras

Começou a contagem regressiva para a conclusão da Catedral no DF. Com um pouco mais de dois meses para que as portas da nova Catedral sejam abertas, a construção arrojada e condizente com a tradição arquitetônica de Brasília terá 52 mil m² construídos.

Localizado entre Águas Claras e Taguatinga, região com maior densidade demográfica do Distrito Federal, ele será o primeiro Templo no Distrito Federal com capacidade para mais de 5 mil pessoas sentadas.

  • Brasília foi projetada para receber 500 mil habitantes, mas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, a população do Distrito Federal já ultrapassou os 3 milhões.
  • Contudo, diante do crescimento populacional do Distrito Federal, bem como o aumento do número de fiéis e simpatizantes da Universal, a Igreja decidiu expandir e construir a nova sede na área administrativa de Taguatinga.
  • A construção tem um conceito totalmente inovador com uma arquitetura contemporânea e diferenciada, além dos diversos desafios construtivos como: um estacionamento espiral e contínuo para mais de 600 vagas com profundidade total de dezesseis metros.
  • No acesso ao novo Templo há um grande hall de linhas orgânicas com mais de dez metros de altura, que são revestidos em peças triangulares de ACM (Aluminum Composite Material) que permite uma visão única a cada passo.
  • Durante o trajeto de acesso ao Templo percorre-se uma grande esplanada, sob uma marquise metálica suspensa a mais de quatorze metros de altura que conduz a um dos três grandes Átrios de acesso.

Tecnologias como sistema de som invisível, reuso de água, reaproveitamento do calor do ar condicionado para aquecimento da água do batistério, também estão presentes nesta obra.

O sistema elétrico será alimentado por um transformador trifásico e por um grupo gerador que supre 100% das instalações elétricas da edificação, inclusive o sistema de ar condicionado.

A iluminação será totalmente em LED visando, além do rendimento luminoso, o baixo consumo de energia elétrica. As áreas de maior ajuntamento de público, a exemplo do interior da igreja, onde as pessoas poderão assistir aos cultos, serão automatizadas, permitindo‐se, assim, que a iluminação seja acionada de forma racional, de acordo com a ocupação do ambiente e da preferência do palestrante.

O novo Templo da Universal terá capacidade para acomodar 5,2 mil pessoas sentadas. Além disso, a Catedral contará com nove salas da Escola Bíblica Infantil (EBI) que comportará mais de 200 crianças, ainda haverá salas para grupos, estúdios de rádio e TV e área administrativa.

A construção do novo Templo teve início em janeiro de 2019 e sua inauguração está prevista para a primeira semana do mês de agosto deste ano.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução