Brasil tem novo recorde de divórcios

Foram mais de 420 mil somente em 2022, segundo o IBGE. Entenda o que está por trás dessas estatísticas

Imagem de capa - Brasil tem novo recorde de divórcios

Nesta quarta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da pesquisa realizada em 2022, sobre o número de divórcio realizado naquele ano no Brasil e, comparado com ano anterior, 2021, notou-se que houve um aumento de 8,6%.

Dados apontados na pesquisa:

Em 2021, foram realizados 386.813, enquanto em 2022 foram 420.039, sendo que 340.459 foram concedidos judicialmente e 79.580 foram extrajudiciais. Outro dado importante apontado na pesquisa é que os divórcios judiciais ocorridos em primeira instância representam 81,1% do montante.

Mas não foi apenas o número de divórcios que aumentou, também houve um aumento na idade média dos divorciados entre 2010 e 2022.

  • Mulheres: de 39,4 para 41 anos
  • Homens: De 42,6 para 44 anos.

Além disso, as estatísticas também apontaram que metade dos casamentos que terminaram em divórcios duraram menos de 10 anos. Fazendo, consequentemente, despencar o tempo médio de duração dos casamentos no país, que passou de 15,9 anos em 2010, para 13,8 anos em 2022.

Por que é importante:

São dados preocupantes e que nos entristece, afinal, ninguém se casa para se separar, mas, sim, com o intuito de construir uma família e ser feliz. Além do mais, uma separação sempre deixa sequelas nos envolvidos, especialmente, nos filhos que são os mais afetados emocional e psicologicamente.

A verdadeira razão por trás dos divórcios:

Vamos entender a raiz do problema. É comum ouvirmos de pessoas que optaram pelo divórcio que o motivo foi “incompatibilidade de gênios”. No entanto, essa justificativa não faz o menor sentido, já que não existe nenhum ser humano igual a outro. É o que afirma o Bispo Renato Cardoso:

  • “Todo mundo é diferente, existe alguém igual nesse mundo? Nem gêmeos idênticos são iguais, que dirá um homem e uma mulher com cabeças diferentes, ninguém é igual! Então, a questão de diferença não é a razão, na verdade. A verdade é que você não entende as suas bagagens, você não sabe o que está dentro de você, você não sabe o que o outro traz na bagagem, a maioria das pessoas casa às cegas, e só descobre depois que a pessoa começa a tirar as coisinhas das bagagens, o que está ali na vida dela, e é aí que começam os conflitos”, pontua.

O que são essas bagagens:

Ele explica, ainda, que essas bagagens são a história dos pais, as experiências e referências familiares, a forma como a pessoa foi criada, as experiências de vida adquiridas desde a infância até a fase adulta, relacionamentos anteriores, crenças, opiniões, etc. A junção de tudo isso forma uma bagagem emocional extremamente pesada, e quando ela se casa, sua bagagem se junta a da outra pessoa, e é exatamente aqui que os conflitos começam a surgir.

  • Por que muitos,. depois que se casam, ou vão morar juntos com uma pessoa que ela achava maravilhosa enquanto solteira, descobrem que a pessoa mudou, que ela não é mais aquela pessoa que conheceu? “Ela está tendo comportamento diferente, eu não entendo por que ela está assim, ela não era assim…”. Na verdade, sempre foi, é que você não via o que estava na bagagem dela…
  • Aí que começam os problemas no relacionamento, porque a pessoa começa a resistir, então vêm os embates, as brigas, os egos ficam feridos, passam-se anos e os desgastes vão acontecendo na relação, a ponto de a pessoa chegar à seguinte conclusão: ‘eu acho que nós somos incompatíveis, nós somos muito diferentes, não dá..’. Então, decidem pelo divórcio, alegando que o motivo foi incompatibilidade de gênios.
Como resolver esses conflitos:

A verdade é que são essas bagagens que afetam o comportamento dela moldam quem ela é e o que ela faz, e o mesmo acontece com o parceiro. Então, é preciso identificar o que está dentro dessas bagagens, aprender a lidar com elas e com o parceiro, e a partir de então resolver os conflitos de uma vez por todas.

A cura:

O Bispo Renato destaca o que disse o Rei Davi, quando estava debaixo de uma carga muito pesada:

“Pois já as minhas iniquidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. ” Salmos 38:4

“Talvez você esteja assim como o Rei Davi, carregando essa carga pesada, você não aguenta mais e está decidido(a) a desistir desse casamento. Preste atenção: Deus sabe o que está acontecendo e, assim como o Senhor Deus, com uma palavra, curou Davi, Ele também vai curar você dessa carga pesada que você está carregando”, assegurou o Bispo Renato.

  • “Deus é o maior psicólogo, foi Ele quem nos criou, portanto, Ele sabe o que está dentro da gente. Ele sabe o que está na sua bagagem, sem você abrir a boca. O seu psicólogo precisa de quantas sessões para começar a te entender? Deus não precisa nem de um minuto e nem sequer de uma palavra sua para entender o que está dentro de você. Se você quiser ajuda, venha na Terapia do Amor”, convidou o Bispo.

Quando e onde as palestras acontecem:

A Terapia do Amor é uma palestra focada em ensinar aos casados como resolver as divergências no relacionamento e se tornar um casal completo e realizado, e aos solteiros, como alcançar uma vida amorosa feliz.

As palestras acontecem todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h, na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão, localizado no número 605 dessa mesma avenida.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock