Brasil compra 100 milhões de doses de vacina contra COVID-19

15 milhões de brasileiros estarão vacinados ainda em 2020

Imagem de capa - Brasil compra 100 milhões de doses de vacina contra COVID-19

O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde Arnaldo Correia de Medeiros anunciou, na última terça-feira (28), que, pelo menos, 15 milhões de brasileiros estarão vacinados contra a COVID-19 ainda em 2020.

De acordo com Medeiros, o Governo Federal já assinou contrato com a Universidade de Oxford e com a indústria farmacêutica AstraZeneca, responsável por produzir a vacina inglesa.

Esse contrato prevê a entrega de 15 milhões de doses da vacina em dezembro. Mais outras 15 milhões de doses em janeiro e mais 70 milhões de doses a partir de março.

No total, são 100 milhões de doses compradas. Além disso, o contrato também prevê o fornecimento da tecnologia necessária para a produção no Brasil. Essa produção ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz.

A expectativa é que a população inteira do País esteja imune ao novo coronavírus já no primeiro semestre de 2021.

A vacina de Oxford está na fase final de testes, inclusive com dezenas de milhares de brasileiros voluntários. Até o momento, os resultados são positivos. Todavia, caso a vacina não seja aprovada ao final dos testes, o contrato é encerrado e o Brasil não terá prejuízo financeiro.

Para saber mais sobre os testes dessa vacina, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images