Brasil aparece em lista de países com liberdade de expressão limitada

O País surge em ranking ao lado do México, Bolívia e Argentina. Confira detalhes

O Brasil integra o ranking que mapeia a liberdade de expressão no mundo, aparecendo no sexto nível, entre dez, sendo classificado como “limitado”.

O que você precisa saber:

De acordo com um novo índice global, chamado Index Index, desenvolvido pela organização Index on Censorship, que analisa o estado da liberdade de expressão no mundo, o Brasil apresenta um nível limitado de liberdade, que é o sexto nível.

Neste ranking, que foi divulgado na semana passada, os países com mais liberdade estão no nível 1 e os com mais repressão, no nível 10. Estando o Brasil ao lado de países como México, Bolívia e Malásia, e à frente com menos liberdade estão outros países como Argentina, Honduras e África do Sul.

O índice mapeou 174 países com uma perspectiva acadêmica, digital e jornalística, de acordo com uma análise de dados que permite checar onde a liberdade de expressão está mais protegida ou ameaçada.

Entendendo os índices:
  • Conforme a análise, os países com a liberdade de expressão mais garantida e preservada, classificados nos primeiros níveis, estão presentes na Europa Ocidental e Oceania, como Austrália, Áustria e Bélgica.
  • Já Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo, se enquadram como “parcialmente abertos” à liberdade de expressão.
  • Em contrapartida, os países com pior desempenho, que estão nos níveis mais altos, onde a liberdade de expressão é restrita, estão alguns países como China, Cuba, Coreia do Norte e Arábia Saudita.
  • Inclusive, a Rússia, classificada no nível nove, é considerada um dos piores países, onde o regime está cada vez mais controlador. 
  • Desta forma, a organização responsável pela análise destaca que o índice foi lançado em um momento de “crescentes ameaças à liberdade de expressão em todos os lugares”, onde o poder autoritário vem se firmando em muitos países. “Com líderes da oposição, jornalistas, manifestantes, educadores, artistas e ativistas sendo alvo de censura, prisão, detenção e até ameaças de violência”, destaca a Index on Censorship.
imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock