Boa de papo e péssima de atitude

Muitas pessoas fazem belos discursos sobre fé, bondade e amor ao próximo e aparentam ter boas intenções, mas não agem quando é necessário

Imagem de capa - Boa de papo e péssima de atitude

Você conhece alguém que ama expor suas opiniões, tem sempre um versículo na ponta da língua e usa as palavras com tanta habilidade que parece transbordar sabedoria? Talvez você seja assim e se orgulhe de atrair elogios e admiração por isso. Mas cuidado: nem sempre o que dizemos revela realmente quem somos.

Discursos sobre bondade, empatia, fé e gratidão são lindos, mas causam a falsa sensação de que possuímos mais virtudes do que a média das pessoas. Quando você vê uma pessoa pedindo esmolas e tem pena dela ou quando vê alguém doente e lhe deseja melhoras, apenas sentiu empatia e bem consigo mesma por ter os sentimentos adequados, mas, na prática, nada mudou, pois você não agiu para ajudá-la e boas intenções não substituem a falta de atitudes.

E sabe qual atitude também é comum em quem fala muito, mas age pouco? Criticar. Se, diante de uma situação, você é rápida em pensar como o mundo é injusto, apontar culpados e dizer como a “fulana” ou a “beltrana” deveria agir, cuidado! Faça um autoexame e tente não se assustar, pois é bem possível que você se depare com sua hipocrisia.

Essa vilãzinha não começa grande, mas se infiltra de modo sutil na sua vida, alimentando-se de falas que contradizem o que você faz ou deixa de fazer, enquanto cobra atitudes dos outros. Ser parte da solução, e não do problema, é um desafio que você deveria assumir. O mundo não precisa de mais vozes críticas, pois essas já existem aos montes: basta navegar na internet, assistir à TV ou sentar com colegas para se deparar com elas. Por outro lado, faltam pessoas que sejam bons exemplos.

Em Tiago 4:17, lemos um ensinamento precioso a esse respeito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Perceba que a ordem dada a quem quer acertar é: faça algo a respeito do que sabe, pois se omitir é pecar. Profundo, não é ?

Há algo ainda mais sério para quem não toma atitudes: colocar a Salvação da alma em risco. Ser esse tipo de mulher que não coloca a fé em ação a afasta de Deus. Com isso, chega uma hora em que você já não enxerga mais o que está faltando. O ego inflado não percebe a hipocrisia crescendo a níveis assustadores e, com o passar do tempo, até fazer uma simples oração por alguém ou por si mesma parece difícil demais.

Amiga, esse é um alerta sincero: fale menos e faça mais, sabendo que a maneira como agir a partir de agora provocará um retorno do céu para a sua vida. A escolha é sua.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Deagreez\gettyimages