Benaia: uma história que ultrapassa gerações

Um dos principais valentes de Davi e comandante do Exército de Israel na época de Salomão, o personagem tem uma trajetória repleta de aprendizados

Imagem de capa - Benaia: uma história que ultrapassa gerações

Já reparou que todos os personagens da série Reis, exibida pela Record TV, não estão em sua telinha todas as noites por acaso? É só se manter atento para identificar várias lições da trama que são aplicáveis ao nosso dia a dia. Esse é o caso das cenas do personagem Benaia (Thiago Amaral), cuja história vem sendo construída na série antes mesmo que ele se tornasse conhecido pelo público.

“Na série Reis, contamos um pouco sobre os antepassados dele desde a primeira temporada, por meio de seu avô Micael (também interpretado por Thiago Amaral), que sofreu uma grande tragédia causada pelos filisteus e deixou seu filho, Joiada (Renato Chocair), pai de Benaia, sozinho no mundo com a irmã. Esses órfãos viveram de favor, sem estrutura familiar e também não puderam dar um lar aos seus filhos. Benaia cresceu sem a presença do pai e por isso teve que amadurecer rapidamente para cuidar da mãe, o que forjou nele um espírito valente e corajoso”, diz Cristiane Cardoso, autora da série.

Quando se tornou um dos soldados de Israel, Benaia sempre esteve ao lado de Davi (Cirillo Luna) nos altos e baixos, tanto na época em que o rei foi perseguido por Saul (Carlo Porto) como posteriormente, que será visto na série quando o monarca de Israel cairá em pecado, se levantará e terá de lidar com os efeitos de seu erro. Isso revela que Benaia não é apenas um guerreiro, um dos valentes de Davi ou chefe da guarda do rei, mas também um amigo fiel.

Benaia e Ariela
Mas a vida de Benaia não é feita só de armadura, espadas e amigos. Na trama, ele é casado com Ariela (Malu Falangola) e a maior batalha desse soldado, desde sempre, acontece dentro de casa. Sem um pai presente, Benaia não aprendeu a ser um marido, mas Ariela teve o exemplo de como ser esposa com sua patroa, Abigail (Maiara Walsh), mas temia sofrer como a terceira esposa de Davi sofreu no primeiro casamento com Nabal (Vinícius Redd).

A autora revela que Ariela, por medo, se torna “chatinha”, enquanto Benaia, por ignorância, se torna ausente emocionalmente. Assim, ela vê um problema no casamento e ele um problema no comportamento da esposa. Tem alguém certo? “Nem Ariela nem Benaia se enxergam. Ambos pensam que o problema está no outro, como é típico na maior parte dos casamentos. Ninguém quer se enxergar e muito menos dar atenção à reclamação do cônjuge e, por isso, ninguém muda e o casamento é abalado. Não existe problema de casamento, mas o de duas pessoas problemáticas querendo resolver uma a outra”, explica Cristiane.

Só que os fãs do casal podem ficar tranquilos porque, na trama, Benaia e Ariela compreendem que a única forma de solucionar seus conflitos seria pedindo a ajuda de Deus e, assim, conseguem quebrar o ciclo de problemas familiares. Mas, assim como a história de Benaia está sendo construída desde os seus antepassados, veremos a continuação dela com seus descendentes e Cristiane já antecipa: “só vamos ver como Benaia e Ariela resolveram suas questões quando seus filhos crescerem e mostrarem que são pessoas de caráter”. Então, caro leitor e telespectador de Reis, fique atento às próximas temporadas e com o que ocorrerá com as gerações futuras.

Lealdade entre reis
Aliás, não é surpresa nem spoiler que o próximo rei de Israel será Salomão, filho de Davi. No momento oportuno para que isso aconteça, Davi chamará o sacerdote, o profeta e o próprio Benaia, seu valente e amigo fiel, para lhes dar a missão de passar o trono adiante e Benaia prontamente responderá “… Amém; assim o diga o Senhor Deus do rei meu senhor. Como o Senhor foi com o rei meu senhor, assim o seja com Salomão, e faça que o seu trono seja maior do que o trono do rei Davi meu senhor” (1 Reis 1.36-37).

Cristiane diz que essa é a próxima lição que aprenderemos com o personagem, que, durante o reinado de Salomão, será o comandante do Exército de Israel: “sua lealdade a Davi também era lealdade a Deus, pois, mesmo depois da morte de Davi, ele continuou sendo fiel a Salomão, sucessor de Davi, a quem ele viu ainda no colo do pai. Benaia respeita Salomão como a Davi e não usa o fato de ter mais experiência para diminuí-lo ou se aproveitar dele e de suas inseguranças”.

Não perca nenhum capítulo da série Reis, transmitida pela Record TV de segunda a sábado, a partir das 21 horas, e pelo Univer Vídeo sem intervalos comerciais. Na plataforma também é possível rever todos os capítulos anteriores e ter acesso a conteúdos exclusivos.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Blad Meneghel