Bem cuidado ou vaidoso?

Veja qual tem sido a atenção que você tem dado à sua imagem

Imagem de capa - Bem cuidado ou vaidoso?

É verdade que se preocupar com a aparência é importante. No campo profissional, por exemplo, o fato de se vestir bem pode abrir portas, afinal, a primeira impressão que as pessoas têm de nós é a que acabam guardando. Contudo não é só a imagem inicial que passamos para os outros que pesa para a decisão do fechamento de um negócio ou para conquistar uma nova colocação no mercado de trabalho. Se a pessoa não tiver conteúdo, habilidades, experiência e força de vontade para crescer, entre outras características, sua carreira tenderá a ficar estagnada ou o empreendimento almejado poderá não se concretizar.

Entretanto a grande verdade é que parece que muitos estão dando muita atenção somente à aparência, fenômeno que vem se disseminando com grande intensidade entre os homens. Um estudo feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps) revela que eles representam 35% do público que busca procedimentos estéticos e cirurgias plásticas no Brasil. O número sinaliza uma transformação na dinâmica tradicional de valorização do senso estético, mas, em muitos casos, também pode significar uma priorização equivocada de valores.

Para o Bispo Renato Cardoso, que já abordou essa questão em reuniões na Universal, tudo na vida tem que ser bem dosado. “Quando a gente fala de vaidade, a própria definição da palavra é uma coisa vã, que não é necessária. É um vazio que existe dentro da pessoa que ela fica tentando preencher com outras coisas e isso faz com que ela se torne o centro da própria vida. Aí está o egoísmo. A autoestima depende de outras coisas e não só da aparência”, declara.

Segundo ele, essa nova atitude pode ser consequência das preocupações que temos. “Jesus já falava há dois mil anos para que não fôssemos ansiosos quanto ao que comer, beber ou vestir. Ele não está falando que você tem que andar de qualquer jeito. Está falando das ansiedades, das inquietações e das comparações. Deus sabe das nossas necessidades, mas buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Deus nos ensina a viver o dia de hoje, o agora, e a não ficar olhando para o passado”, alerta.

Contudo o Bispo reflete que muitas pessoas deixam de cuidar da saúde e da aparência depois do casamento: “elas fazem isso sem saber que a nossa aparência mostra muito quem nós somos. O seu parceiro não vai deixar de amar você por causa da sua aparência, mas isso não quer dizer que você não deva se cuidar. A aparência reflete muito mais do que simplesmente o seu exterior. Por isso, cuide-se”.

Na Bíblia está escrito em 1 Samuel 16.7 que “o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. Isso significa que o homem precisa ter cuidado com os exageros. A boa apresentação pode ser confundida tanto com afetação como com requinte. Também é preciso diferenciar humildade e desleixo. O homem deve manter sempre a higiene pessoal e estar apresentável, ainda que se traje de forma simples. O equilíbrio é o melhor caminho. Quando tiver dúvida sobre sua aparência, espelhe-se no exemplo de Jesus. Suas vestes, mesmo sendo modestas, demonstravam Sua pureza e jamais surpreendiam ou chocavam pelo exotismo.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Rockaa/getty images