Beleza, carisma e falsidade em um só homem
A sede de poder fez Absalão trair até o próprio pai
Se pudéssemos definir Absalão, interpretado na série Reis pelo ator Ricky Tavares, com uma frase, o ditado popular “por fora bela viola, por dentro pão bolorento” seria o mais adequado. Afinal, Absalão não é o que aparenta. Ele é o terceiro filho do rei Davi (Petrônio Gontijo), fruto de seu casamento com a estrangeira Maaca (Michelle Martins), filha de Talmai (Jorge Lucas), rei de Gesur.
A Bíblia registrou o quão belo ele era: “Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum” (2 Samuel 14.25). Um detalhe de sua beleza ímpar era seu longo cabelo, que chamava a atenção por onde passasse, pois não era comum que os homens de Israel mantivessem os cabelos compridos, exceto os nazireus, que eram consagrados para servir a Deus – mas não era o caso de Absalão.

O cabelo de Absalão era tão grande que, ao final de cada ano, ele tinha que cortálo, pois ficava muito pesado, e o que era tirado a cada corte pesava 200 siclos, o equivalente a um pouco menos de 2,5 quilos (2 Samuel 14.26). Se fosse nos dias atuais, a beleza de Absalão estamparia as capas de revistas.
Provavelmente, ninguém imaginava quem realmente era Absalão. Afinal, além de agradável e carismático, ele era filho do querido rei Davi, um homem segundo o coração de Deus. Mas tamanha beleza camuflava uma pessoa completamente diferente do que mostrava sua aparência. O problema não era sua beleza inigualável, mas a forma como ele tirou proveito dela.
A autora da série, Cristiane Cardoso, traça o perfil do personagem como uma pessoa que quer o poder a qualquer custo, gananciosa, sedutora e falsa. E isso não é uma suposição dela, já que o relato bíblico deste filho de Davi revela essas características.

Beleza perigosa
A aparição de Absalão nas Sagradas Escrituras começa com o drama de sua irmã Tamar (Esther Oliveira). Ela foi violentada pelo meio-irmão, Amnon (Luckas Moura), primogênito do rei Davi. A partir daí, Absalão passou a
odiá-lo e, se o que Amnon fez foi desprezível, ele tomou uma atitude pior, pois, fingindo que tudo estava bem entre eles, dois anos depois daquele acontecimento, ele tramou uma emboscada com o intuito de matar o irmão.
Depois disso, Absalão fugiu para Gesur, terra de seu avô, e ficou lá por três anos. Davi o amava muito e, apesar do erro do filho, sentia muita saudade. Porém, apesar de autorizar o retorno de Absalão a Jerusalém, determinou que não queria vê-lo e assim passaram-se dois anos.
Indignado, Absalão criou uma situação que o conduziria a ser aceito pelo rei de novo, como está escrito em 2 Samuel 14.29-33. Ele começa a colocar em prática, com a ajuda de Aitofel, conselheiro do rei, seu plano de tomar o trono do pai.
Com seu carisma, ele começou a “furtar o coração do povo”, ou seja, sem que ninguém se desse conta de sua intenção, ele começou a fazer que o povo gostasse mais dele do que do pai (2 Samuel 15.2-6). Isso não ocorreu do dia para a noite, mas ele agiu assim por muitos anos. Até que um dia conseguiu dar o golpe e usurpar o trono, pois todo o povo estava com ele. Por amar o filho, a única opção que Davi teve foi fugir para evitar um massacre.

Falso protagonismo
Em seu perfil no Instagram, a autora afirmou que “quando uma pessoa tem esse tipo de beleza e não teme a Deus, ela a usa com força para o próprio proveito”, a exemplo de Absalão, que utilizou sua posição de príncipe e sua beleza para conquistar a simpatia de todo Israel.
Cristiane esclareceu que nisso consistia a falsidade de Absalão, pois, ao viver preocupado com o que os outros diziam a seu respeito, ele não era autêntico, mas um personagem. Ninguém sabia quem de fato ele era. “Pessoas assim tendem a pensar que podem escrever suas próprias histórias, porque pensam que são protagonistas, mas Absalão não era nem nunca foi protagonista. Aliás, nem Davi foi. Deus é o protagonista, Ele sabe de tudo, vê tudo e nada nem ninguém consegue superá-Lo na história da Humanidade”, enfatizou.
Por isso, Cristiane faz um alerta: “quem tem juízo, vive dentro da Sua Vontade. Quem não tem, vai forjar seu protagonismo até descobrir que tudo que fez e conquistou foi em vão”. Infelizmente, Absalão só descobriu isso depois que ficou preso ao símbolo de sua própria beleza.
Assista à série Reis de segunda a sexta-feira, às 21 horas, pela Record TV e pelo Univer Vídeo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo