‘Batalha dos Pensamentos’ ensina alunos de escola da Marinha a superar a depressão

Palestra realizada nesta terça (6) abordou questões relacionadas à saúde mental

Na tarde desta terça-feira (6), o projeto Help – mantido pelo programa social Força Jovem Universal (FJU) – apresentou a palestra “Batalha dos Pensamentos” para 150 alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, no polo da FJU localizado em Florianópolis.

A capital catarinense é a terceira com mais diagnósticos de depressão, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. O levantamento aponta que a cidade fica atrás apenas de Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

A palestra “Batalha dos Pensamentos” abordou questões ligadas à saúde mental, e trouxe dinâmicas e depoimentos de pessoas que superaram a depressão, a ansiedade, traumas e medos, dentre os outros problemas emocionais.

Segundo o responsável pela FJU em Santa Catarina, Thiago Pessoa, o objetivo da ação foi “auxiliar os jovens a vencer os conflitos internos que enfrentam no dia a dia, e apresentar o projeto como uma ajuda em momentos difíceis”.

“Sabemos que os jovens enfrentam diversos desafios e momentos de pressão, e é necessário saber reagir aos pensamentos negativos para seguir adiante e ter êxito na vida e nos seus projetos”, finaliza.

Para o voluntário Maurício Maia, de 26 anos, foi muito gratificante fazer parte da ação. “A palestra retrata a batalha de pensamento que acontece muito internamente. Muitas pessoas não sabem como lidar e essa visão transmitida é de extrema importância”.

A Força Jovem Universal desenvolve eventos de caráter social para alertar a população sobre os riscos do consumo de drogas, bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. Também realiza cursos, torneios esportivos, shows de música gospel e competições de música e dança. Em 2021, as ações do grupo beneficiaram 2.034.428 jovens brasileiros.

O projeto Help dispõe de uma plataforma online, onde oferece suporte e atendimento com os voluntários, através do WhatsApp (11) 4200-0034. Para mais informações sobre o trabalho da FJU, acesse o site forcajovemuniversal.com.

imagem do author
Colaborador

UNIcom