Autoconhecimento: como fazer e para que serve?

Utilize o período do Jejum de Daniel para avaliar seus frutos e se aproximar ainda mais de Deus

Imagem de capa - Autoconhecimento: como fazer e para que serve?

Conhecer alguém não é fácil. Leva tempo, exige cuidado e, muitas vezes, acaba com um resultado que não era o esperado. De fato, não é raro que as pessoas nem sequer conheçam a si mesmas. E, sem se conhecer, como pode alguém arrumar aquilo que tem de errado e aperfeiçoar o que está certo?

Conhecer a si mesmo é tão importante que a própria Bíblia orienta as pessoas a refletirem sobre isso. E, em um dos ensinamentos que o próprio Senhor Jesus passou, está a chave para exercer essa autoavaliação.

“Assim, toda boa árvore produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. Não pode a árvore boa dar maus frutos nem a árvore má dar bons frutos. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos, os conhecereis.” Mateus 7.17:20

Pela Rádio Aleluia, o Bispo Renato Cardoso falou sobre essa passagem bíblica:

“Jesus estava dando a dica de como nós podemos conhecer as pessoas e também conhecer a nós mesmos. Muitas vezes, você se surpreende, se decepciona, fica até chocado com determinadas pessoas porque elas demonstram atitudes que você não esperava. Mas aqui Jesus está dando a dica para que nós venhamos a aprender a detectar quem é quem. Ele disse que nós não devemos olhar para a árvore, mas sim para o fruto”.

Essa orientação existe porque a pessoa pode aparentar estar em um bom caminho, mesmo quando isso não é verdade. O Bispo Renato citou aquela pessoa que vai à igreja há anos, foi batizada, diz que possui o Espírito Santo, “mas o fruto da sua vida é mentira, é mau-caratismo, nervosismo, briga toda hora, inimizade, vícios, prostituição, pornografia…”

Todos esses comportamentos são os frutos. E, se o fruto envolve algo que precisa ser encoberto, na verdade essa árvore não é boa. Essa árvore talvez até aparente ter sido plantada por Deus, mas não foi.

Quais são os seus frutos?

Evidentemente, todo cristão quer ser boa árvore. Mas nem sempre percebe quando está no caminho errado para isso. Assim, é muito importante avaliar os seus próprios frutos.

Essa é uma atitude que exige reflexão, meditação na Bíblia e aproximação de Deus. É necessário entender o que Ele espera de você para saber se os seus frutos estão de acordo com o desejado.

Responda sinceramente: como tem sido sua vida?

“Quando uma pessoa é plantada por Deus ela passa pelos desertos, dificuldades, tribulações, perseguições e não é mudada pelos problemas externos, pelas circunstâncias ao lado de fora”, explica o Bispo Renato Cardoso.

Utilize o período do Jejum de Daniel para avaliar seus frutos e se aproximar ainda mais de Deus. Todos têm a oportunidade de se tornar uma boa árvore. Basta se entregar e obedecer a Ele. Clique aqui e saiba mais sobre o Jejum de Daniel.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images