Autismo: pais se sentem culpados pelo espectro

A conclusão foi levantada pela pesquisa Retratos do Autismo no Brasil, da Genial Care. Saiba mais

Imagem de capa - Autismo: pais se sentem culpados pelo espectro

Um estudo desenvolvido pela Genial Care apontou que mães e pais sentem-se culpados por filhos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa Retratos do Autismo no Brasil, em parceira com a startup de biotecnologia Tismoo, levantou dados de 2.247 participantes, em sua maioria, cuidadores.

Saiba mais:

De acordo com os números do estudo, 36% dos adultos – 89% mulheres e 11% homens – entrevistados afirmaram carregar o sentimento de serem responsáveis pelo diagnóstico de autismo de seus filhos, o que implica em dificuldades ainda maiores dos cuidadores para lidar com o espectro.

Sobre isso, 64% revelaram que nunca tiveram contato com o TEA antes do diagnóstico (próprio ou da criança). Uma realidade que evidencia a falha significativa social e institucional em relação ao suporte inclusivo.

A falta de informação sobre o autismo impacta diretamente o estado de saúde mental dos cuidadores e, também, da pessoa cuidada. Entre os participantes da pesquisa, 49% responderam que já se depararam com episódios de autolesão e mutilação, e 7% já tentaram tirar a própria vida.

Aprender para entender:

Primeiro, é importante destacar que o TEA possui inúmeras e diferentes causas, que não estão associadas à criação ou relação entre pais e filhos. Com isso, o estigma de culpa materna/paterna, embora apresente um alto índice no Brasil, não é verdadeiro.

Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), 1 a cada 36 crianças apresentam o espectro autista. A condição é comum e o aumento nas estatísticas dos órgãos de saúde é atribuído ao maior acesso da população a profissionais e serviços de diagnóstico, maior compreensão e consciência sobre o autismo e possíveis fatores ambientais. Por isso, reforça-se a importância no aprofundamento sobre o assunto para diagnósticos e tratamentos para o estímulo no desenvolvimento da criança.

Leia também: Você sabe o que é autismo?

Um investimento necessário:

No livro Autismo – Entender é a chave para amar e ajudar, Josi Boccoli conta a sua trajetória desde que recebeu o diagnóstico de autismo de seu filho Gabriel. De forma sensível, a autora leva o leitor a enxergar o espectro por um ângulo diferente e revela em detalhes como a fé foi a peça fundamental para entender sobre a condição e, assim, amar e ajudar o seu filho.

Clique aqui e adquira o seu exemplar pelo Arca Center.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock