Aumenta o envolvimento amoroso por meio de aplicativo de encontros durante a pandemia

Saiba quais são os perigos do relacionamento virtual e como lidar com a "carentena" durante esse período de distanciamento social

Imagem de capa - Aumenta o envolvimento amoroso por meio de aplicativo de encontros durante a pandemia

A quarentena, estabelecida como uma das principais medidas para evitar o contágio do novo coronavírus, tem provocado efeitos diversos de comportamento e em relacionamentos. Em isolamento, muitas pessoas passaram a usar ainda mais a internet e as redes sociais. Muitos para trabalho remoto, fins educacionais ou mesmo para manter contato com amigos e familiares. Enquanto alguns, além de fazer um uso excessivo das telas, para compensar a sensação de isolamento e carência, ainda estão se conectando mais aos aplicativos de encontros.

Tanto que recentemente, em uma declaração à BBC News, o executivo do Tinder, Elie Seidman, disse que a pandemia teve um efeito “dramático” na maneira como as pessoas usam o aplicativo. Segundo ele, houve mudança nas métricas de comportamento que normalmente são estáveis. O envolvimento dos usuários aumentou muito. Em apenas um dia (29 de março último) foram computados no Tinder 3 bilhões de matches (termo usado para apontar quando houve interesse mútuo entre dois usuários). O máximo que o aplicativo já registrou em um único dia.

Perigos dos relacionamentos na internet

Hoje, com a pandemia, o nível de carência aumentou, principalmente entre os solteiros. E, as relações virtuais ganharam mais espaço com a facilidade de encontrar um amor virtual por meio de aplicativos de relacionamento no celular.

Contudo, ao mesmo tempo que essas ferramentas aproximam num primeiro momento, elas também podem impedir que a pessoa viva algo real.

“Quando está em um relacionamento virtual, o interessado escreve muitas coisas, fala de sua história e muitas vezes engana. A impressão é até de que a conversa é melhor do que se fosse pessoalmente. Na internet, ele escreve somente aquilo que deseja que os outros pensem dele. Ele quer impressionar e falar o que o outro deseja ouvir. Nunca me esqueço de um rapaz que foi ao programa Escola do Amor e contou que dizia apenas as coisas que as mulheres desejavam ouvir. Ele enganava várias mulheres e este é o perigo da internet”, relata a apresentadora Cristiane Cardoso, autora dos livros “Namoro Blindado” e “Casamento Blindado”.

É preciso investir tempo

Um relacionamento amoroso confiável e duradouro exige paciência e dedicação, para que, assim, o casal tenha conhecimento um do outro – o que nem sempre o mundo virtual permite. “A internet é uma ferramenta muito útil e até tem ajudado a aproximar pessoas que acabaram se conhecendo e depois deram início a um relacionamento. Mas seu uso exige cuidado, principalmente quando alguém faz contato com um pretendente a namoro com a intenção de conhecê-lo e está começando do zero, ou seja, não o conheceu no trabalho ou na faculdade.. Então, é preciso investir muito mais tempo para conhecer a pessoa de fato”, explica o autor Renato Cardoso, que apresenta o programa The Love School – Escola do Amor, na Record TV.

Solteiro(a) na “carentena”

Recentemente, o programa The Love School – Escola do Amor abordou o tema “Carentena”, sobre como lidar com a carência na quarentena, assunto que tem assolado muitos solteiros durante esse período de isolamento social. Quer saber mais? Assista abaixo na íntegra ao episódio apresentado pelo casal Carlos e Cíntia Cucato.

Você quer aprender mais sobre como conquistar um amor inteligente? Participe das palestras da Terapia do Amor, todas as quintas-feiras, às 10h, 15h e 20 horas, no Templo de Salomão, em São Paulo. Acompanhe também o programa The Love School – Escola do Amor, que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Getty Images