Rede aleluia
Atriz revela que sofre de dismorfia corporal e traz discussão à tona
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 20 de Outubro de 2021 - 16:52


Atriz revela que sofre de dismorfia corporal e traz discussão à tona

Busca pela aparência e corpo perfeito pode acarretar em problemas de saúde física e mental

Atriz revela que sofre de dismorfia corporal e traz discussão à tona

A atriz americana Megan Fox (foto acima), conhecida por sucessos de bilheteria do cinema, revelou que sofre de dismorfia corporal. A fala dela trouxe à tona, mais uma vez, discussões sobre questões como a busca pela aparência e corpo perfeito, que pode acarretar em diversos problemas de saúde física e mental. A exemplo do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) quando a pessoa tem uma imagem negativa de alguma parte do seu próprio corpo.

Embora tenha afirmado estar em um dos melhores momentos de sua vida pessoal e profissional, em recente entrevista a uma revista de edição britânica, a atriz teve que superar diversos problemas de ordem emocional que a acompanharam ao longa da carreira. Um destas questões foi a forte “sexualização” da qual afirma ser vítima. Isso, devido tanto aos personagens vividos nas telonas (ela interpretou, por exemplo, Mikaela Banes em mais de um filme da franquia “Transformers”), bem como aos tratamentos estéticos pelos quais se submeteu.

Entretanto, Megan afirmou que trabalhou muito para eliminar sentimentos que a afligiram no passado — como o de se sentir uma vítima das circunstâncias — e perceber que (tudo isso) foi uma lição para a sua vida e crescimento pessoal.

Transtorno Dismórfico Corporal

O TDC é um problema de saúde mental que afeta a percepção da própria imagem corporal, levando o indivíduo a ter preocupações obsessivas e irracionais. A pessoa percebe um ou mais defeitos na aparência — que podem ser pequenos ou, até mesmo, imaginados — e não consegue parar de pensar nisso. Então, passa a experimentar muitos procedimentos estéticos ou se exercitar em excesso. Este transtorno pode gerar também quadros de ansiedade, depressão e até pensamentos e comportamentos suicidas.

Cuide de seu estado espiritual

Em sua coluna, a escritora Núbia Siqueira destacou que desde muito cedo, as mulheres ouvem que a aparência é importante e, portanto, elas devem sempre estar bonitas, além de dar conta de uma lista quase interminável de tarefas. Só que “quanto mais empoderada a mulher se torna, mais a escravidão aprisiona”.

“A luta pela boa aparência então, nem se fala. Só que esta é uma guerra perdida, porque não ficaremos fisicamente mais bonita a cada dia. Isso é publicidade enganosa. O nosso corpo se deteriora com o tempo. Não tem vitamina, exercício, plástica, laser ou creme que consiga impedir que a pele deixe de enrugar e os órgãos de envelhecer”, pontuou.

O zelo com o corpo é fundamental para manter uma boa saúde tanto física quanto mental. Contudo, enquanto as pessoas priorizarem apenas a beleza física e a vaidade, vivendo em função do excesso de cuidados com o exterior, serão infelizes. Pois, estarão também se esquecendo do mais importante que é cuidar do seu estado espiritual.

“Se a boa aparência fosse algo fundamental, porque o Senhor Jesus é descrito na Bíblia como alguém que não chamava atenção pelos Seus dotes físicos? (…) Então, por que você vai ficar tão presa àquilo que Deus não tem como preponderante? Por que seguir um sistema que causa tanta dor? Pare de fazer sacrifícios enormes pelo que é passageiro e terreno! Pare de dar poder ao outro de te aprovar ou reprovar!”, ressaltou Núbia.

Participe hoje mesmo de um encontro de fé na Universal. Encontre o endereço de um templo mais perto de você. Ademais, clique aqui  e assista ao primeiro episódio da série “Enfermos na Alma” e entenda o perigo de se deixar levar pela vaidade.


Atriz revela que sofre de dismorfia corporal e traz discussão à tona
  • Redação / Fotos: Istock e reprodução Instagram/meganfox 

  • Colaborador: 

  • Michele Roza


reportar erro