Ator processa marca de maconha por usar sua imagem em outdoor

Sacha Baron Cohen não quer sua imagem ligada a algo tão nocivo

Imagem de capa - Ator processa marca de maconha por usar sua imagem em outdoor

O ator e comediante britânico, Sacha Baron Cohen, de 49 anos, se envolveu em uma briga jurídica no início de julho. É que uma marca norte-americana de maconha usou a imagem de um dos seus personagens em um outdoor sem sua autorização.

Na propaganda, Baron Cohen foi mostrado posando no outdoor como Borat com os dois polegares para cima e as palavras: “É bom!” – um dos bordões do personagem, como mostra a foto acima.

A equipe jurídica de Cohen disse em documentos judiciais que, ao usar a foto, a empresa anunciou falsamente sua imagem, violou direitos autorais e se apropriou indevidamente de seu direito de publicidade

“Com o uso do outdoor, os réus comunicaram falsamente ao público que o Sr. Baron Cohen endossou seus produtos e é afiliado a seus negócios. Ao contrário, o Sr. Baron Cohen nunca usou cannabis em sua vida. Ele nunca participaria de uma campanha publicitária de cannabis, por qualquer quantia de dinheiro”, redigiram nos documentos.

Na verdade, o posicionamento do ator é contrário ao da marca, já que ele não considera o uso de maconha algo saudável.

Posicionamento

O mais comum é ver as celebridades exaltando o uso da droga, declarando abertamente seu consumo e até aparecendo em frente às câmeras com elas. Sua imagem tem forte poder de influência, especialmente para os jovens, e o ideal seria que todos tivessem a mesma consciência de Cohen.

Inclusive, os advogados do ator observaram no processo que o artista teve ‘inúmeras oportunidades’ de embarcar em um patrocínio corporativo, mas não aceitou, para proteger sua carreira de ator e ativismo.

Influência

E a preocupação de Cohen tem fundamento. Infelizmente, o ser humano é facilmente influenciado pelo meio em que vive e pelo que consome. É desta influência que as pessoas tem bons ou péssimos resultados em suas vidas.

“Uma grande parcela de nossos erros vem da influência de pessoas com quem nos associamos. Não apenas familiares e amigos, mas também celebridades, autores, qualquer pessoa cuja opinião consumimos. Se você vê as pessoas por aí imitando o que todo mundo faz é porque é muito fácil ser influenciado. Por isso, já que você vai ser influenciado, não é melhor escolher boas influências?”, reflete o Bispo Renato Cardoso.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock