Assuma esta mentalidade: o mundo não te deve nada

Medite sobre esta mensagem

O mundo não nos deve nada. Pelo contrário, nós devemos ao mundo. É importante compreendermos que a nossa vida está sob a nossa responsabilidade e também que não podemos ser um peso para as demais pessoas, mas, sim, uma solução.

O que observar:

  • “Você pode reclamar que você sofreu injustiça, que você já chegou nesse mundo em uma família desestruturada, sem muita condição financeira, não teve muita oportunidade de estudo e tudo o mais. Mas, você é, provavelmente, como bilhões de pessoas no mundo. Porém, se você ficar à espera de que o mundo vá te dar alguma coisa, você nunca vai ter nada. Então, se você quer ser vitorioso na vida, é melhor assumir essa postura: o mundo não me deve nada, eu é que devo ao mundo”, apontou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação Inteligência e Fé, do dia 15 de agosto.
  • Ele acrescentou que as pessoas que vivem dessa forma, tornam-se frustradas por não serem atendidas. Porém, quando a pessoa assume a responsabilidade pela própria vida, ela não fica na dependência de outras pessoas.
  •  “Quem veio de uma infância difícil, na verdade, tem nisso uma vantagem. Ora, quantos que tiveram uma infância privilegiada, é claro que não são todos, muitos filhos que foram poupados de exposição à dificuldade, foram poupados de conflitos, não tiveram falta de nada, tiveram tudo o que precisaram, quantos deles chegam à vida adulta hoje e são verdadeiros criançolas, verdadeiros mimados que não sabem o que fazer, ainda dependem dos pais aos 30 anos de idade?”, observou o Bispo.
  • Vale observar que a vida de antigamente era mais dura e, por isso, as pessoas tendiam a assumir responsabilidades ainda com pouca idade. As dificuldades as ajudaram a amadurecer.

O outro lado:

Desse modo, comece a pensar assim: “o que eu devo ao mundo?” Quando a pessoa acredita que tem algo a contribuir com os outros, ela percebe que tem talentos, dons que foram dados por Deus, capacidade, inteligência para fazer a diferença. Ela ajuda a construir um mundo melhor (quer seja no trabalho, na escola, na família). “A Bíblia nos ensina que nós não devemos ser um peso. A Bíblia nos ensina que temos de carregar o próprio peso. Ou seja, não ser peso para ninguém. Se eu não quero ser peso para ninguém, então, eu sou uma solução”, complementou o Bispo. Portanto, você tem algo a oferecer para a sociedade.

Confira esta mensagem na íntegra no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: iStock