As lições por trás dos milagres

Confira os aprendizados retratados na produção Jesus, A Série, da Record TV

Imagem de capa - As lições por trás dos milagres

Reprisada pela Record TV em formato de série, a produção Jesus reúne uma série de lições trazidas pela Bíblia no Novo Testamento. Na tela da TV, a história de Jesus é humanizada por meio das pessoas que O conheceram e que, de um modo ou de outro, foram tocadas por Ele. Porém, mais do que apenas conhecer os milagres que elas viveram, nós podemos tirar preciosos ensinamentos a partir da postura que essas pessoas tiveram.

Perseverança
Qual é a sua postura diante dos desafios que surgem em sua vida? Bartimeu estava cego e por causa de sua condição vivia de mendicância. Porém, um dia ele soube dos milagres que Jesus operava por onde passava e identificou a oportunidade de sair daquela condição. Ao ouvir que o Messias passava perto dele, Bartimeu começou a gritar por Seu nome: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim” (Marcos 10:47). As pessoas, então, o repreenderam para que se calasse. Contudo, ele não deu ouvidos às censuras, pois cria que o Mestre era o único que poderia curá-lo. Por isso, ele continuou gritando cada vez mais alto, até que Jesus pediu que o trouxessem e lhe perguntou o que queria. Bartimeu respondeu: “Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” (Marcos 10:51,52).

Na Bíblia Sagrada com As Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo, o Bispo ressalta que “da mesma forma que o homem cego teve sua perseverança testada ao enfrentar a censura da multidão para alcançar sua cura, nós temos que persistir na fé e ultrapassar as barreiras a fim de conquistarmos a vitória”.

A crença que ressuscita até mortos
Sabe aquela situação em que tudo parece perdido? Acredite, existe solução e a condição para isso é crer no Único com poder para reverter qualquer circunstância. Lázaro já estava morto há quatro dias e seu corpo já tinha entrado em processo de putrefação, mas para Jesus ele apenas dormia.

O Messias pediu que tirassem a pedra que fechava a entrada do túmulo e, naquele momento, Marta, irmã de Lázaro, questionou o pedido, alegando o tempo em que seu irmão já estava morto. Mas Jesus a lembrou do que lhe havia dito anteriormente: se ela cresse, veria a glória de Deus. Então, ao removerem a pedra do túmulo, Jesus clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E ele ressuscitou (João 11:1-45). “Anteriormente, Marta havia confessado sua fé, mas, diante da abertura do sepulcro, ela vacilou e se opôs à remoção da pedra. Isso mostra que ter fé nos momentos de segurança e bonança é fácil. Difícil é provar as convicções espirituais nas rebordosas da vida. Para se tomar posse do milagre, é necessário ter submissão absoluta e a fé alicerçada na Palavra de Deus”, enfatiza o Bispo Edir Macedo.

Gratidão versus Ingratidão
O que você faz quando suas orações são respondidas por Deus? A Bíblia conta sobre dez leprosos que foram curados por Jesus. Entretanto, desses dez, apenas um voltou para glorificar a Deus pelo milagre recebido e Jesus lhe disse que a fé dele o havia salvado. Os outros nove revelaram a postura que muitos têm ao serem atendidos em suas necessidades: a ingratidão (Lucas 17:12-19).

O Bispo Macedo ensina que “da mesma forma que aqueles leprosos, existem muitas pessoas hoje que, após receberem o que tanto desejam, voltam as costas a Deus porque não querem renunciar à vida de pecado. Vemos com este exemplo que não é difícil usar a fé para alcançar conquistas terrenas. Difícil é ver quem a use para obedecer e ser salvo”.

Perdão e recomeço
A Bíblia também narra a história de uma mulher que foi pega em adultério. Ela foi levada e exposta diante de Jesus pelos fariseus, que questionaram o Messias sobre o que deveria ser feito, pois, pela Lei de Moisés, ela deveria ser apedrejada.

O Mestre lhes respondeu que atirasse a primeira pedra aquele que estivesse sem pecado. E todos, acusados pela própria consciência, saíram sem fazer nada. Então, Jesus orientou a mulher a seguir seu caminho e não pecar mais (João 8:2-11). “A prova do genuíno arrependimento está no abandono total da vida pecaminosa e na mudança na maneira de pensar e agir”, diz o Bispo.

Salvação e uma nova vida
E arrependimento foi o que experimentou o publicano Zaqueu. Naquela época, os publicanos não tinham boa fama, pois eram judeus que trabalhavam a serviço de Roma na cobrança de impostos e muitos se corrompiam. Certa vez, quando Jesus atravessava a cidade de Jericó, Zaqueu ficou curioso para ver quem era o Messias, e, por ser baixinho, teve que subir em uma árvore. Quando passou pelo local, Jesus pediu que ele descesse da árvore e disse que iria à sua casa. Aquela foi a chance que Zaqueu precisava: com a visita de Jesus, o publicano reconheceu a vida errada que levava e decidiu dar metade de seus bens aos pobres e restituir quatro vezes mais a quem ele tinha defraudado. Diante disso, Jesus disse: “Hoje veio a salvação a esta casa” (Lucas 19:9). “Isso prova que ninguém que tenha conhecido o Senhor e tido a experiência do Novo Nascimento pode permanecer com a mesma natureza pecaminosa, corrupta e injusta de outrora”, conclui o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Reprodução