Arrebentando ou arrebentada: O que é arrebentar aos olhos espirituais?

A permanência na fé define se uma pessoa tem a vida abençoada

Imagem de capa - Arrebentando ou arrebentada: O que é arrebentar aos olhos espirituais?

A correria do dia a dia parece que nunca acaba para as mulheres. Há várias tarefas a cumprir e elas exigem que a mulher seja polivalente, pois ela terá que desempenhar diferentes funções. Muitas são mães, esposas, donas de casa, trabalham fora e ainda estudam. Mas será que, em meio a tantos compromissos, você tem priorizado e servido a Deus?

Quando uma pessoa tem um encontro com Deus e entrega a vida para Ele, ela faz votos de servi-Lo e pede em oração que seja usada para cumprir a Vontade dEle. Porém, com o passar do tempo e por causa dos interesses pessoais, algumas mulheres acabam deixando de lado a comunhão com Deus. Na ambição de obter conquistas em diferentes áreas da vida, elas acabam focando apenas em objetivos terrenos. Prosperar não é errado, muito pelo contrário, mas você já se perguntou o que realmente é ser bem-sucedida aos olhos espirituais?

Em uma meditação disponível na plataforma Univer Vídeo, a escritora e colunista Cristiane Cardoso explicou o que é “arrebentar” com base no livro do profeta Samuel, capítulo 7. A reflexão considerou o estado em que o povo de Israel se encontrava. Naquela época, a Arca da Aliança tinha sido roubada pelos filisteus e, depois de sinais de Deus, devolvida com ofertas para remissão. A Arca foi deixada em um lugar chamado Quiriate-Jearim, onde ficou por 20 anos.

Cristiane esclareceu que aquele povo estava praticando a idolatria e, durante o período em que a Arca esteve longe, as pessoas deixaram de apresentar sacrifícios e de adorar a Deus e acabaram se apegando a deuses. Foi preciso a exortação do profeta Samuel para que elas se convertessem ao Senhor e abandonassem os deuses estranhos.

Cristiane disse que se fosse nos dias atuais Samuel diria: “Tirai entre vós Mamom (apego aos bens materiais), a vaidade e as redes sociais, pois esses têm sido os deuses atuais. Não tem como a pessoa não servir. Se ela deixar de adorar a Deus, vai adorar algo ou alguém”, disse.

Por isso, é importante que cada pessoa esteja constantemente na Presença de Deus para não se desviar dEle. Cristiane afirmou que “arrebentar” não é apenas ter bons resultados em números, dando como exemplo o profeta Eli, que permitia que seus filhos roubassem os sacrifícios que o povo oferecia a Deus. Segundo ela, as pessoas sabiam disso e não tinham prazer em sacrificar e, aparentemente, Israel estava bem, “arrebentando”, mas, na verdade, estava longe de Deus. “Parece que as coisas estão bem, mas o que vale não é o que a aparência mostra e sim o que está acontecendo entre a pessoa e Deus”.

Quando Samuel se tornou líder, depois da morte de Eli, Israel estava longe de Deus. Para reverter a situação, ele apresentou a Deus um sacrifício em favor do povo, Deus o ouviu e, finalmente, livrou Israel dos inimigos filisteus.
Cristiane pontuou que, quando uma pessoa se volta para Deus, Ele a perdoa independentemente do tempo que ela esteve distante: “é só a pessoa se voltar para Ele, se converter e fazer o que precisa ser feito, pedir a oração do homem de Deus, sacrificar e jejuar que Deus a livra. Ele não pune as pessoas, mas permite que as situações aconteçam para que possamos enxergar da maneira de Deus”.

Cristiane reforçou que Samuel serviu a Deus todos os dias de sua vida. “O fato de você ficar velhinha servindo a Deus é arrebentar. Você não caiu, não desanimou, não esqueceu, não esfriou, mas está ali todos os dias servindo a Deus. Isso, sim, é arrebentar”, finalizou.

Por isso, cara leitora, tenha seus objetivos terrenos, mas não deixe que nada nem ninguém ocupe o lugar de Deus em sua vida.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty Images