Arqueólogos descobrem represa dos tempos dos reis Joás e Amazias
Há algo que podemos aprender sobre a vida dos reis de Israel e Judá. Saiba mais
Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) e do Instituto Weizmann de Ciência descobriram uma represa de 2,8 mil anos.
Obras hidráulicas na antiga Israel:
- A barragem é datada de 795 a 805 a.C. (antes de Cristo). Este período condiz com os reinados de Joás e Amazias, do Reino do Sul. Quando o rei Salomão faleceu, o reino foi dividido em dois: Reino do Norte (ou Reino de Israel, na região de Samaria) e o Reino do Sul (ou Reino de Judá). Posteriormente, os dois reinos viveram em constantes conflitos entre si. Por fim, o Reino do Norte foi disperso pelos assírios e o Reino do Sul foi levado cativo para a Babilônia.
- A estrutura estava localizada na região do Tanque de Siloé, na Cidade de Davi.
- Além disso, o objetivo da edificação era coletar água da Nascente de Giom e do Vale do Tiropeão como uma maneira de lidar com crises hídricas.
Quem foram os reis Joás e Amazias:
- Eles eram pai e filho. Inicialmente, Joás era um rei temente a Deus. Sabemos disso por meio do Texto Sagrado: “E fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia” (2 Reis 12:2). Por volta de 857 a. C., Joás ordenou a restauração do Templo. Mas, com a morte de Joiada, ele se voltou para a idolatria. Inclusive, Hazael, rei da Síria, invadiu Judá e confiscou os bens do Templo. Por fim, Joás foi morto.
- Então, Amazias assumiu em seu lugar. Assim como o pai, no começo, ele também agradava a Deus. E, por isso, o Senhor permitiu que ele vencesse a batalha no Vale do Sal. Mas ele cometeu o grave erro de realizar culto aos deuses de Seir e se tornou orgulhoso. E, assim como o pai, Amazias não terminou a vida bem.
- Assim, os dois reis começaram a jornada da vida de maneira correta diante de Deus, mas terminaram mal. Isto nos faz pensar sobre a importância de se perseverar no caminho da fé até o fim.
O que notar:
- A arqueologia bíblica não somente comprova os relatos bíblicos – mostrando que o Texto Sagrado se mantém coeso -, como também ajuda a ampliar a compreensão do contexto em que os relatos históricos ocorreram.
- Além disso, as histórias dos reis de Israel e Judá nos alertam para os perigos espirituais que podem sutilmente nos fazer tropeçar. Os monarcas bíblicos nos deixaram exemplos bons e ruins sobre “ter um relacionamento com Deus”.
- Igualmente, vale acrescentar que a série “Reis” trouxe em detalhes os personagens, acontecimentos e aprendizados encontrados na Bíblia. É possível acompanhar os episódios na plataforma Univer Vídeo.
Leia também:
- Cidade de Davi: arqueólogos descobrem trincheira dos tempos dos reis de Jerusalém
- Arqueólogo fala sobre período de organização urbana no reinado de Davi
- Arqueólogos acreditam ter encontrado local onde o Tabernáculo ficou
- Arqueólogos descobrem vestígios da destruição de Jerusalém, da época de Esdras e Neemias
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo