Arqueólogo fala sobre período de organização urbana no reinado de Davi

Estudo aborda sobre tempo de crescimento da época do monarca da tribo de Judá

Imagem de capa - Arqueólogo fala sobre período de organização urbana no reinado de Davi

O professor Yosef Garfinkel, do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica, publicou uma análise, de acordo com evidências arqueológicas, que aponta para uma rede de cidades bem estruturadas ao redor de Jerusalém no tempo do rei Davi. A informação mostra por meio de materiais o que a Bíblia apontava sobre o tempo de crescimento da época do monarca da tribo de Judá.

O quadro geral:

O professor explica que as cidades (foto) eram interligadas por estradas, mostrando uma unificação. Essas estradas levavam ao reino. O conjunto de povoação mostrou, igualmente, um padrão. Além disso, foi possível notar uma forte presença da escrita nos locais. Até então, havia pouco material sobre cidades dos tempos de Davi na região de Jerusalém, o que fazia com que alguns estudiosos acreditassem que o reino não era tão grande quanto se imaginava. Porém, a nova percepção aponta para a narrativa bíblica de expansão e organização no tempo do rei Davi, a Idade do Ferro, entre 1.104 e 960 antes de Cristo (a.C.). O estudo foi publicado no  Jerusalem Journal of Archaeology (“Jornal de Arqueologia de Jerusalém”, do inglês) e divulgado pelo Times of Israel.

Série “Reis”:

A série “Reis“, exibida pela Record, mostrou em detalhes a trajetória do rei Davi. Incluindo o período em que ele trouxe a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus, para Jerusalém (2 Samuel 6:11-15). Confira no vídeo abaixo:

“Reis, A Decadência”:

A nova fase da série começará no dia 4 de abril para os assinantes da plataforma de streaming Univer Vídeo e dia 22 de abril por meio da Record e contará sobre o período mais complicado da história do rei Salomão, o filho do rei Davi. Assim como nas temporadas anteriores, haverá muitos aprendizados preciosos sobre a fé bíblica. Fique de olho. Saiba mais clicando aqui.

 

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock e Divulgação Yosef Garfinkel