Arqueólogo renomado visita o Templo de Salomão

Rodrigo Silva, doutor em arqueologia clássica e em teologia bíblica, conheceu a réplica do Tabernáculo de Moisés e gravou cenas para seu programa de televisão

Imagem de capa - Arqueólogo renomado visita o Templo de Salomão

“Em primeiro lugar, quero dar meus parabéns para quem construiu o Tabernáculo. Eu conheço a réplica em Israel e confesso que esse está mais bonito do que o de lá, mas mais importante do que a beleza é seu significado.”

Foi com essas palavras que Rodrigo Silva (foto ao lado), doutor em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo (USP) e em teologia bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção (SP), um dos arqueólogos mais renomados do Brasil, definiu sua visita ao Tabernáculo durante o passeio ao Jardim Bíblico doTemplo de Salomão.

No dia 3 de agosto, Rodrigo esteve lá para conhecer o local e gravar seu programa televisivo Evidências. “Estamos fazendo uma série especial sobre Israel e o único lugar do Brasil em que vamos gravar será aqui no Tabernáculo”, afirmou.

Impressionado com o lugar, o arqueólogo descreveu como foi recepcionado. “Chamaram-me a atenção a educação dos que nos receberam, o ambiente acolhedor e a ambientação, inclusive a reprodução do Monte Sinai num imenso painel que, dependendo de onde se vê, cria a sensação de estarmos no próprio deserto do Sinai.Também destaco a importância teológica desse lugar”, acrescentou.

Detalhes especiais

Rodrigo também ficou admirado com a precisão histórica e bíblica que observou durante o passeio pelo Jardim Bíblico. “O sacerdote explica e mostra, passo a passo, o Evangelho em cores. Registramos vários detalhes enquanto ele explicava tudo. Quando você vem aqui, seja com a Bíblia em mãos, seja ouvindo os versículos que os sacerdotes citam, você vai vendo cada ponto do que Deus escreveu e fazendo a relação com o Evangelho e tudo faz sentido”, disse.

O arqueólogo pôde voltar cerca de 1.550 anos antes de Cristo e contou como foi vivenciar como eram feitos os rituais de sacrifício. “No altar de sacrifício, um animal era sacrificado diariamente a Deus. Esse animal geralmente era um cordeiro que representava Jesus. Lembra que João falou ‘eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’? Depois o sacerdote se purificava e entrava no Tabernáculo. Fico vendo como Deus era didático, se preocupava em explicar tudo ao seu povo”, argumentou durante a gravação.

Convite único

Professor há vários anos, o especialista afirma que, quanto mais ilustrado for um evento histórico, mais claro ele ficará na mente dos estudantes da Palavra de Deus. “O Tabernáculo procura seguir fielmente as descrições bíblicas que possuímos e cumpre seu papel de tornar o texto uma imagem tridimensional, o que é muito bom para o visitante. Dessa forma, temos aqui uma estreita relação de estudo (todos somos aprendizes da fé) e história bíblica visibilizados nessa réplica do antigo santuário hebreu.”

Feliz com o resultado da experiência, Rodrigo deixou um convite a todos: “A Bíblia Sagrada está cheia de doutrinas importantes, mas a doutrina do santuário talvez seja a mais preciosa delas e a que vai dar liga a todas as outras. Além da excelente receptividade, estamos todos de acordo num ponto muito especial: queremos anunciar o significado da morte e ressurreição de Jesus até que Ele volte e o santuário é o melhor lugar para demonstrar isso. Então, venha você também fazer o passeio no Templo de Salomão.”

Veja as novas instruções para participação nas reuniões do
Templo de Salomão
clicando aqui. Para obter outras informações, você também
pode entrar em contato com a Central de Informações do Templo de Salomão: (11)
3573-3535 ou
info@otemplodesalomao.com.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Cedidas