Arena Multiuso FJU Del Castilho será inaugurada neste domingo (26) 

Com 1.500 m² e capacidade para 2 mil pessoas, espaço levará esporte e cultura a região carente de lazer; objetivo é afastar jovens das drogas e do crime 

Imagem de capa - Arena Multiuso FJU Del Castilho será inaugurada neste domingo (26) 

O programa social Força Jovem Universal (FJU) inaugurará no próximo domingo (26), às 18h, a Arena Multiuso FJU Del Castilho, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro — a sua primeira arena no Brasil. O espaço será destinado a práticas desportivas e culturais, atendendo, mensalmente, cerca de 5 mil jovens daquela comunidade.

Com capacidade para 2 mil pessoas, a Arena Multiuso FJU Del Castilho tem 1.500 m² de área construída, é coberta e possui quadras poliesportivas para a prática de futsal, basquete, vôlei, tênis e badminton, além de vestiários equipados. O espaço também oferecerá a prática de tênis de mesa, xadrez e jogo de dama e atividades artísticas variadas.

Localizada em uma região carente de alternativas de lazer na capital fluminense, a arena proporcionará aos jovens, gratuitamente, opções variadas de diversão, em um ambiente de convívio social e hábitos saudáveis — mantendo-os afastados dos riscos de contato com as drogas e da exposição ao crime.

Um desses jovens ajudados pelo programa social é Nivaldo Dias Paixão, jogador profissional de futebol. “Conheci o projeto Esportes FJU em 2015, através do convite de um amigo que me chamou para um campeonato”, lembra. “Cheguei frustrado na vida sentimental. Estava sem forças para lutar pelos meus sonhos. O projeto me ajudou a ficar livre das drogas, bebidas, prostituição e vícios. E posso dizer que encontrei a verdadeira felicidade através dele. A minha vida está transformada, e sou grato aos voluntários da FJU.” Hoje, Nivaldo é voluntário do programa social.

Nova vida  

Além do efeito social, a Arena Multiuso FJU Del Castilho terá um impacto na qualidade de vida dos jovens que a frequentarem, abandonando o sedentarismo.

Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. A entidade recomenda uma média de 60 minutos por dia para esta faixa etária.

“O principal objetivo é levar esses jovens a conhecerem uma nova vida através do esporte, ensinando a eles sobre a disciplina que as práticas esportivas exigem. E levar, também, os mesmos valores e princípios das quadras à história de cada um desses jovens que frequentarão a Arena Multiuso FJU Del Castilho”, explica Rodrigo Maurício, responsável pela FJU de Del Castilho (RJ).

Diversas autoridades participarão da inauguração. Na programação, está prevista a realização de uma partida de futebol, além de apresentações do projeto Cultura e da Banda FJU.

A Força Jovem Universal é um programa social mantido pela Universal. É formada por jovens voluntários que têm por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. A FJU está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia. Em 2020, a iniciativa beneficiou mais de 2 milhões de pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom