Aquecimento global: cidades podem desaparecer
As mudanças climáticas apontam para um mundo desafiador no futuro
O aquecimento global está trazendo profundas transformações para a vida na superfície da Terra. Isto pode impactar desde a geopolítica dos países até a vida contidiana de uma pessoa.
Os impactos do aquecimento global:
- Desde a Revolução Industrial, iniciada no século 18, o clima, a vida dos animais e das plantas, os fenêmonos urbanos – como as ilhas de calor e a inversão térmica -, entre outros fatores estão sendo alterados por causa das atividades econômicas e de consumos humanas.
- Só para ilustrar, as populações gastam energias em suas casas e geram lixos. As indústrias retiram recursos do planeta e, em nome do lucro a qualquer custo, desequilibram a qualidade de vida humana e a natureza. Desse modo, a principal consequência desta intervenção na natureza é a inviabilidade da vida no planeta.
- Assim, os impactos já podem ser percebidos e, até mesmo, iniciam o que parece ser um “novo normal” com respeito à vida na Terra.
- No dia 17 de agosto, o “Domingo Espetacular“, da Record, trouxe mais um episódio da série “Planeta em Perigo“, que aborda sobre as principais notícias que ameaçam a vida na Terra. Desta vez, falou-se sobre o impacto ambiental da poluição e do aumento do nível do mar. Confira:
A organização humana na superfície:
- Os seres humanos possuem um espaço limitado para ocupar: o nosso planeta. Embora ele seja enorme, a maioria dos lugares são inadequados para se habitar. Há regiões muito quentes, outras muito frias, outras sem água potável, outras íngrimes demais, outras muito perto do mar. E isto faz com que as populações se concentrem em áreas específicas do globo, gerando os problemas sociais e de escassez de recursos materiais.
- O assunto é tão sério que, em janeiro deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou o desejo de anexar a Groelândia, um território repleto de gelo, mas habitável. Esta neve, com o aquecimento global, tende a derreter, trazendo uma oportunidade de ocupação estadunidense, por exemplo.
- Além disso, o calor extremo pode dificultar a vida de quem trabalha exposto ao sol. Em julho deste ano, por exemplo, um motorista de caminhão morreu dentro da cabine, enquanto trabalhava na Itália, por causa do calor.
- Por causa disso, é muito importante a conscientização a respeito do que está acontecendo e de que este quadro também está relacionado com o que a Bíblia nos ensina.
- Por exemplo, o profeta Isaías nos explica que a desobediência da humanidade contra Deus afeta até mesmo a natureza e faz com que a vida neste mundo seja muito desafiadora. Como consequência, chegará um dia em que Deus destruirá completamente o nosso planeta, porque a maldade chegará ao ápice. Os fatos finais são apresentados, sobre tudo, no livro bíblico de Apocalipse.
- Isaías aponta: “Eis que o Senhor esvazia a Terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura. De todo se esvaziará a Terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra” (Isaías 24:1-3).
O que mais você precisa saber:
- Embora o nosso planeta tenha prazo de validade, a Bíblia acrescenta que Deus preparou um novo Céu e uma nova Terra para o povo que Ele vai salvar.
- Por isso, procure saber o que a Palavra de Deus nos ensina a respeito deste tema. Porque as consequências da sua escolha em vida vão durar por toda a eternidade.
- Na plataforma Univer Vídeo, você encontra o documentário “O Início do Fim“, que ilustra as profecias bíblicas de maneira didática.
- Aos domingos, às 18h, no Templo de Salomão, ocorre a “Vigília pela sua Alma”. Participe e acompanhe lições de fé a respeito do fim dos tempos.
- Igualmente, confira o livro “Segredos e Mistérios da Alma“, de autoria do Bispo Edir Macedo, e compreenda melhor sobre a eternidade da alma.
- Além disso, há o livro “A Terra vai pegar fogo“, de autoria do Bispo Renato Cardoso, que esclarece capítulo por capítulo o livro bíblico de Apocalipse.
Leia também:
- 10 perguntas sobre “Apocalipse” que você precisa conferir a resposta
- “Crianças falam em querer ir para o céu, pois lá, dizem, há comida”, lamenta secretário-geral da ONU
- Guerra nuclear: o que aconteceria com os alimentos?
- Terremoto e tsunami: Rússia, Japão, Havaí e outras localidades em alerta
- Guerras e rumores de guerras: cenário pode piorar
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo