Apresentando José

José não se deixou influenciar por aquilo que ele não teve e que todos os seus outros irmãos tiveram

A história de José é uma das histórias mais lindas da Bíblia porque revela muito Quem é Deus e como Ele trabalha. A princípio, muitos não entendem por que Jacó tem preferência por José e muitas vezes o condenam por isso, achando até que ele tem culpa pelo que vai acontecer com o seu segundo caçula, mas como nós temos a história completa já escrita, não é difícil entender Jacó, nem entender por que Deus escolheu a José nesta última fase do livro de Gênesis.

José perdeu a sua mãe ainda muito criancinha, e como órfão de parte de mãe, poderia ter crescido revoltado, achando que todos ao seu redor teriam que compensar pela sua perda, mas não. Mesmo sem a mãe presente, José era um bom filho para Jacó e irmão para com seus irmãos, aliás a Bíblia não cita nada negativo sobre ele, pelo contrário. Isso mostra o quanto José não se deixou influenciar por aquilo que ele não teve e que todos os seus outros irmãos tiveram. Ele não os invejou, nem se vitimizou. Ele não aceitou crescer como vítima.

À medida que a história de José é contada, repare como ele não muda, mesmo diante de tanta humilhação, perseguição, rejeição, abandono, traição, preconceito e decepção. Eis aí o caráter de Deus e porque José foi escolhido.

Deus precisava de alguém da descendência de Jacó para um dia ser governador do Egito e salvar não só os egípcios e todos moradores da Terra da fome, como a Israel e sua descendência. E essa pessoa não poderia mudar com o poder, nem se achar capaz ao ponto de ignorá-Lo. Ela não poderia ser vingativa, nem fazer acepção de pessoas. Essa pessoa precisava ter o caráter de Deus, que está acima das suas emoções, que não muda por causa dos erros dos outros, e não se aproveita do seu poder, mas o usa para servir.

E quando Deus quer usar alguém, se prepare porque essa pessoa será alvo de ataque de todos e por um breve tempo, vão pensar que ela não vai aguentar assim como muitos que por muito menos não aguentam a vida. A diferença está no seguinte versículo crucial da história de José:

“E o SENHOR estava com José” Gênesis 39:2

Isso faz toda a diferença e a história de José está aí para provar.

imagem do author
Colaborador

BLOG DE GÊNESIS | Do R7 / Foto: BLAD MENEGHEL/RECORD TV