Aprenda a dialogar com o parceiro

Uma boa comunicação é a base para uma boa convivência. Entenda

Durante o último programa da Escola do Amor, exibido no dia 1º de outubro, Renato e Cristiane Cardoso mostraram a importância do diálogo na relação e como fazer isso corretamente.

Porquê isso é importante:

  • Por não saberem dialogar, muitas pessoas se frustram com o parceiro, têm brigas desnecessárias e não conseguem resolver os problemas.
  • Dessa forma o relacionamento esfria, adoece e pode chegar ao fim.

Entenda:

  • O diálogo é necessário para o casal se ajustar, resolver o que incomoda e definir o que é importante no casamento.
  • Para isso, é preciso aprender a falar da melhor forma para ser ouvido e compreendido.
  • “É um erro empurrar os problemas com a barriga e não dialogar, assim você coloca uma parede entre você o cônjuge e o relacionamento adoece. É preciso falar com respeito, pois você tem direito de expressar seus desejos e pontos de vista e o outro tem obrigação de ouvir, considerar e debater o assunto até chegar a uma conclusão”, falou Renato Cardoso.
  • Além disso, há muito mais coisas envolvidas na comunicação do que palavras: tom de voz, contexto, emoções, a linguagem corporal. Você não pode ser descuidado na forma de falar, de agir, na postura, pois tudo isso são componentes da comunicação.
  • Portanto, se você quer ser bem-sucedido no casamento e em outras áreas da vida, aprenda a se comunicar melhor. “É sua responsabilidade se fazer entender e se comunicar melhor para que te entendam. isso te faz uma pessoa mais agradável, quando você se preocupa em se comunicar da forma correta”, acrescentou Cristiane.

Assista à aula completa no vídeo abaixo:

O The Love School – Escola do Amor vai ao ar todos os sábado, a partir do meio-dia, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock