Após 21 anos, ela cansou de esperar pelo casamento

Imagem de capa - Após 21 anos, ela cansou de esperar pelo casamento

O que você faria se o companheiro com quem vive há mais de duas décadas dissesse que ainda não é hora de se casarem ou que você não é mulher para casar? Esse é o conflito que a aluna Cleia relatou aos apresentadores do programa Escola do Amor Responde. Veja as orientações que Renato e Cristiane Cardoso deram para que ela resolva essa situação.

 

Cleia – Meu companheiro, com quem convivo há 21 anos, diz que não quer se casar comigo. Ele afirma que não chegou a hora ainda e que não sou mulher para casar. Já não aguento mais.

 

Renato – Você “já” cansou, aluna? Em 21 anos? Tão “rápido” assim? Cleia, você aguentou muito tempo, apesar dele dizer que não quer saber de casamento e que você não é mulher suficiente para que ele se case com você. Só agora você diz que não aguenta mais. Aluna, o que você quer que falemos para você? São 21 anos juntos, praticamente uma vida inteira ao lado dele, mesmo com tudo que ele já falou para você.

Cristiane – Eu acho que não há muito o que dizer, Cleia. E imagino que você mesma deva estar se dando conta disso agora, ao ouvir sua própria pergunta. Percebe como ela não faz sentido nenhum? Essa situação apenas revela o quanto você tem sido cega durante todos esses anos. Afinal, você vive como esposa de um homem que não a enxerga como tal.

Renato – Ele não a vê como esposa nem como uma mulher suficiente para se casar com ele. Só isso já deveria ser motivo para você, como uma mulher que se valoriza e se respeita, chegar nele e dizer: “Está bom. Já que não sou mulher suficiente para que você se case comigo e não consegui provar isso a você em 21 anos, tchau. Fui”. Cleia, saia desse relacionamento. Você não é casada exatamente porque ele nunca quis assumir você e isso está travando a sua vida, já que você não tem alguém que a apoie e a ajude. Por isso eu pergunto a você: O que você está esperando, Cleia? Que um dia ele simplesmente acorde e diga que vai se casar com você? Com qual incentivo isso aconteceria, se em 21 anos ele não viu motivo nenhum para isso? Me desculpe, Cleia, mas ele age assim porque você permitiu e o acostumou a ser assim. E, mesmo que você esteja cansada, para ele tudo está confortável.

Ele precisa de uma motivação: ou você continua fingindo que não vê a situação e sustenta isso até onde der ou você dará a ele uma razão real para mudar. A escolha é sua.

 

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: AntonioGuillem/gettyimages