Apoio nas estradas: ação deve atender 11,5 mil caminhoneiros

Rotina de motoristas pode chegar a 12 horas diárias; programa social oferecerá serviços gratuitos e suporte emocional

Imagem de capa - Apoio nas estradas: ação deve atender 11,5 mil caminhoneiros

Neste domingo (9), cerca de 11,5 mil caminhoneiros em todo o Brasil receberão assistência social por meio do programa Guardiões da Estrada. A iniciativa ocorrerá em terminais de carga, postos de combustíveis e rodovias de 733 cidades, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal.

Com o apoio de 5,4 mil voluntários, a ação visa oferecer suporte social e emocional aos motoristas, cuja jornada de trabalho pode chegar a 12 horas diárias, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA).

Os caminhoneiros atendidos terão acesso gratuito a serviços de saúde e bem-estar, como corte de cabelo, aferição de pressão e teste de glicemia. Além disso, serão distribuídos Bíblias e outros livros.

Para a voluntária Amanda Santos, a iniciativa é uma forma de reconhecer esses profissionais: “Dedicamos um tempo para ouvir e acolher aqueles que são responsáveis por levar à população tudo o que é essencial, como alimentos e medicamentos”, ressalta. Ela acrescenta: “Acredito que as ações proporcionam um momento de relaxamento na rotina, ajudando cada um deles a interagir com outras pessoas e a amenizar a solidão que enfrentam nas estradas”.

Momento da acolhida

Em Santos (SP), o evento começará a partir das 15h, em um pátio de caminhões. Além dos atendimentos realizados por profissionais voluntários, cerca de 50 motoristas terão a oportunidade de desfrutar de um café da tarde especial, em momentos de companheirismo e apoio emocional.

“O caminhoneiro é esquecido pela sociedade, quase sempre está na estrada e não tem quem olhe por ele. Por conta das dificuldades que enfrentam no dia a dia, a exemplo de problemas como depressão, vícios e solidão, iniciativas como esta são essenciais”, destaca Leonardo Marques, responsável por essa ação na Baixada Santista.

Em 2024, as ações sociais desenvolvidas pelo Guardiões da Estrada alcançaram 140,1 mil caminhoneiros, além de seus familiares.

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: cedidas