Antisséptico bucal que mata novo coronavírus é aprovado

Anvisa liberou o produto, que chegará às lojas já em dezembro

Imagem de capa - Antisséptico bucal que mata novo coronavírus é aprovado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o produto Detox Pro, desenvolvido por universidades brasileiras para auxiliar no combate ao novo coronavírus.

O produto foi desenvolvido entre março e novembro e contou com testes laboratoriais e estudos clínicos randomizados triplo-cegos. Ao todo, 107 pacientes participaram dos testes, que foram realizados por 60 especialistas das universidades de São Paulo, Estadual de Londrina (PR) e Instituto Federal do Paraná, além da empresa DentalClean.

Como resultado de todo o esforço, os cientistas desenvolveram um produto que tem 96% de eficácia na inativação do novo coronavírus. Dessa maneira, o combate à proliferação de COVID-19 ganha um forte aliado.

O cirurgião-dentista sanitarista e pesquisador da USP, Fabiano Vieira Vilhena, coordenador do estudo, explicou ao R7 que “existe um caminho para a COVID dentro do organismo. Basicamente, isso na literatura científica está bem documentado, o vírus tem uma via de entrada, que é a via aérea superior — olhos, nariz e boca. Mas ele tem que se alojar em um local, porque ele tem que se replicar. E também já está se mostrando na literatura que esses locais, principalmente, são glândulas salivares, língua, amígdalas”.

O Detox Pro extermina o vírus justamente nesses locais de alojamento. Dessa maneira, a infecção não é capaz de alcançar as vias respiratórias inferiores e outras partes do organismo, evitando o desenvolvimento de formas graves da COVID-19.

Os testes que identificaram a inativação do vírus foram realizados com cinco enxágues diários de um minuto cada.

A expectativa é que o produto chegue ao mercado pelo valor de R$ 30. E que, até o primeiro trimestre de 2021, sejam produzidos 12 milhões de unidades; com a produção podendo ser aumentada a depender da demanda.

Conheça outras apostas da Ciência no combate à pandemia, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: Divulgação