Anticorpo que combate novo coronavírus é encontrado em brasileiros

Pesquisa encabeçada pela USP e Unifesp coletou amostras de moradores de distritos com maior incidência da COVID-19 em São Paulo

Imagem de capa - Anticorpo que combate novo coronavírus é encontrado em brasileiros

Um estudo liderado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que 5,19% dos moradores de seis distritos da cidade de São Paulo, com maior incidência de COVID-19, desenvolveram anticorpos ao vírus.

Foram feitos exames sorológicos em 520 pessoas com mais de 18 anos nessas localidades e 27 apresentaram anticorpos. Estes testes são importantes, pois ajudam a avaliar se uma determinada população está próxima ou distante da chamada “imunidade de rebanho”. Este é o momento em que o vírus passa a ter poucas rotas de contágio. Afinal, a maioria das pessoas apresenta anticorpos por já ter sido contaminada.

Com isso, autoridades planejam com mais precisão estratégias de flexibilização das medidas restritivas. A próxima pesquisa vai incluir toda a cidade. A partir dos números coletados, será possível calcular a velocidade com que a doença se espalha na cidade.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images