Ansiedade: o que Jesus falou sobre o tema?

Você sabia que o Senhor explicou a origem e a solução da ansiedade?

Imagem de capa - Ansiedade: o que Jesus falou sobre o tema?

Em edição recente do programa “Inteligência e Fé”, o Bispo Renato Cardoso destacou uma passagem bíblica que deveria receber mais atenção das pessoas: o capítulo 6 do livro de Mateus.

Entre outras coisas, esse capítulo traz as seguintes mensagens do Senhor Jesus:

“Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”  Mateus 6.25

O Texto Sagrado continua:Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6.31:34

Conforme explica o Bispo Renato Cardoso, fica claro que “a ansiedade, na verdade, é a falta do Espírito Santo na vida da pessoa”. Para o Bispo, o Senhor Jesus “conclui que as pessoas são ansiosas porque elas buscam coisas e pessoas mais do que a Deus. Buscam coisas e pessoas primeiro e deixam Deus por último”.

Na edição da Bíblia com anotações de fé do Bispo Edir Macedo, é explicado que “as preocupações fazem parte do dia a dia do ser humano”. Entretanto, “em alguns casos, essas preocupações se tornam tão intensas que muitos são levados a fazer tratamentos psicológicos e até psiquiátricos para amenizar a ansiedade”.

O Bispo Macedo ainda destaca que muitos buscam a cura para a ansiedade em medicamentos, mas acabam se tornando dependentes de calmantes e ansiolíticos.

A verdadeira cura

Conforme explica o Bispo Renato, a única maneira de evitar e se livrar da depressão é fazendo com que Deus seja a prioridade:

“Se você não tira tempo para buscar a presença de Deus, então você vai ficar com outras coisas dominando a sua vida que vão causar ansiedade, depressão, fracasso. As coisas vão começar a dar errado. Daqui a pouquinho a família vai estar desestruturada. Porque você buscou outras coisas antes de Deus”.

O Bispo Macedo também ressalta que “a confiança em Deus é a cura para toda ansiedade! Ao falar sobre como o Pai Celestial alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo, o Senhor Jesus quis trazer segurança e tranquilidade para a nossa alma. Todos nós temos várias necessidades, e o Todo-Poderoso sabe disso! O que precisamos fazer é buscar primeiro o Seu Reino e a Sua justiça (v.33), ou seja, priorizar a vontade de Deus e obedecer à Sua Palavra, e todas as nossas necessidades serão supridas por Ele”.

Você também pode ter acesso a esse e muitos outros ensinamentos que o Bispo Edir Macedo deixou na Bíblia com suas anotações de fé. Clique aqui e conheça essa edição especial do Livro Sagrado.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images