Alunos agridem professora motivados por desafio online

Caso aconteceu no Rio de Janeiro. O que motiva jovens a participarem de desafios que trazem risco para si e outros?

Imagem de capa - Alunos agridem professora motivados por desafio online

Dois alunos do Colégio Pedro II, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, agrediram uma professora durante a aula em setembro.

Saiba mais:

  • Ana Paula Loureiro substituía uma colega que dá aulas à classe regularmente.
  • A agressão teria sido motivada por um “desafio” que surgiu nos Estados Unidos há dois anos. Ele consiste em dar um tapa no professor e ainda filmar o ato.
  • Após o ato, o colégio repudiou o episódio e suspendeu os alunos, do 6º ano do ensino fundamental.
  • “Ao final da aula, enquanto estava de cabeça baixa realizando anotações, (ela) recebeu tapas na nuca. A agressão foi motivada por uma aposta entre uma aluna, que desferiu os tapas, e um aluno do 6º ano”, informou a assessoria da instituição.
  • “Ao tomar ciência do ocorrido, no mesmo dia, a Direção suspendeu preventivamente por dois dias os discentes envolvidos e instaurou um Processo Disciplinar que proporá a sanção final a ser aplicada. Cabe ressaltar que a suspensão preventiva de dois dias não se configura na sanção a ser aplicada, mas como medida cautelar e disciplinar”, esclareceu o Colégio.

4 fatores-chave que motivam jovens a participar de um desafio:

  • Não é raro ver notícias de casos de violência envolvendo adolescentes cumprindo desafios propostos em redes sociais. Mas por que isso acontece?
  • Uma pesquisa fruto da parceria entre o engenheiro Kapil Chalil Madathil (especializado em entender como os humanos interagem com os computadores) e a psicóloga Heidi Zinzow (com experiência em saúde mental, estresse traumático e suicídio) quer descobrir o que motiva adolescentes e jovens a participar desses tipos de desafios.
  • Dessa forma, depois de entrevistas, análises de notícias, vídeos e interações nas redes sociais eles identificaram quatro fatores-chave que motivam jovens a participar de um desafio: a pressão social, o desejo de atenção, o valor do entretenimento e um fenômeno denominado “efeito de contágio”. Os resultados foram publicados no site de notícias científicas The Conversation.

O que isso significa:

Pressão social: surge quando um amigo incentiva outro a fazer algo, e a pessoa acredita que alcançará aceitação dentro de um determinado grupo social se fizer o que esperam dela.

Entretenimento: alguns jovens participaram de desafios por diversão e curiosidade. Já outros queriam experimentar as sensações associadas à execução do desafio. Eles se questionavam se suas reações seriam as mesmas de outros indivíduos que observavam o desafio sendo feito.

Efeito contágio: os desafios se espalham rapidamente pelas redes sociais. Isso acontece por conta do efeito de contágio, em que comportamentos, atitudes e ideias se espalham de pessoa para pessoa. Ademais, a forma como os criadores de conteúdo retratam estes desafios também contribui para incentivar outros a participar.

“Com base no estudo, é possível concluir que, se mais informações sobre os riscos potenciais dos desafios das redes sociais fossem oferecidas aos alunos nas escolas, comunicadas aos pais e partilhadas nas redes sociais, os adolescentes e jovens adultos iriam refletir mais e tomar decisões mais informadas. Isso poderia até dissuadi-los de participar”, finaliza.

Melhor escolha:

Na contramão de todos estes desafios, estão os grupos Força Teen Universal (FTU) e Força Jovem Universal (FJU), que estimulam jovens e adolescentes a se preocuparem com as consequências de suas atitudes, promovem a vida e boas escolhas.

Conheça mais sobre o FTU no Instagram. As redes sociais da FJU são: Facebook, Instagram e Youtube.

Além disso, para saber o que os projetos realizam na sua cidade ou bairro, vá à Universal mais próxima de sua casa.

Mais links:

Risco aos adolescentes que ficam muito conectados às redes sociais e aos videogames

Conheça 10 atitudes que um adolescente de Deus não tem na internet

Os riscos dos desafios da internet

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock