Alimentos no limite e fora da validade: Quais os riscos?

Saiba por que é importante respeitar o período estabelecido pelo fabricante e quais ações podem acelerar a degradação deles

Imagem de capa - Alimentos no limite e fora da validade:  Quais os riscos?

Todos os alimentos embalados que estão nas prateleiras dos supermercados têm uma característica em comum: um carimbo ou um rótulo com a data de validade. Esse prazo corresponde ao tempo que o produto está em condições ideais de consumo com manutenção de sua integridade.

“Levando em consideração o fato de que a validade dos alimentos é importante para sabermos a vida útil do produto, as indústrias alimentícias realizam testes e análises laboratoriais a cada processo de fabricação e preparo para garantir as qualidades sensoriais, físicas e biológicas deles”, diz a nutricionista clínica Edvânia Soares.

Ela explica que os alimentos são expostos a diferentes temperaturas e são observadas as degradações e a proliferação de micro-organismos em cada uma das etapas a que eles são submetidos. “Os resultados finais são ‘peneirados’ dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, consequentemente, a data de validade é estabelecida e calculada por meio dos testes sensoriais, físicos e biológicos realizados no produto.”

Respeitar o prazo estabelecido pelos fabricantes garante segurança ao consumidor. Apesar da proibição de comercialização de itens vencidos, é importante que o consumidor cheque a data de validade do que está adquirindo, inclusive para avaliar se o período será suficiente para o consumo. “Não existe margem de segurança para os alimentos que estão fora da validade. O ideal é que sejam consumidos dentro do prazo estipulado e descartados se estiverem vencidos. Assim é possível garantir a saúde e qualidade nutricional do consumidor”, explica Edvânia.

É importante ressaltar que, além do prazo de validade, é preciso ficar atento a outras informações descritas no rótulo, como orientações para sua conservação e o armazenamento, para que se mantenha a qualidade do produto, principalmente depois de aberto.

Confira outras informações úteis em relação a esse tema no quadro ao lado.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Arte: Edi Edson