Alerta de golpe: falsa venda lidera ranking de crimes on-line

Como recuperar o dinheiro perdido ainda é muito difícil, especialistas reforçam a importância da prevenção. Saiba como não se tornar uma vítima

Imagem de capa - Alerta de golpe: falsa venda lidera ranking de crimes on-line

O número de crimes relacionados a transações on-line cresce a cada ano. Todas as funcionalidades tecnológicas que facilitam a rotina, como o WhatsApp e o Pix, também são ferramentas usadas pelos criminosos para atrair vítimas e aplicar golpes facilmente. O relatório Global de Tendências de Fraude Omnichannel revelou que 4 em cada 10 brasileiros já foram alvo de algum tipo de fraude relacionada à internet ou ao telefone.

Nesse cenário, uma nova modalidade de crime tem se destacado: a falsa venda. Segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), só no primeiro semestre deste ano foram 174 mil ocorrências, número que corresponde a um aumento de 314% em comparação ao ano passado.

Estratégias para confundir

Nos casos contabilizados pela Febraban, os criminosos criam sites falsos e alimentam perfis em redes sociais para dar credibilidade à iniciativa. Depois, anunciam supostas promoções para atrair os clientes, que realizam o pagamento, mas nunca recebem o produto. Em outras situações, os golpistas montam páginas falsas que imitam as das marcas legítimas, o que confunde o consumidor. Há ainda uma terceira modalidade, na qual os criminosos utilizam marketplaces – como OLX, Mercado Livre, Shopee, entre outros – para anunciar produtos inexistentes ou praticar um assalto no momento da entrega.

Segundo Hugo Vasconcelos, especialista em vendas por marketplaces e sócio-fundador da VDV Group, além do grande volume de transações diárias, outro fator que está relacionado ao elevado número de golpes é a reduzida familiaridade da maioria dos consumidores com o ambiente digital. “Essa baixa maturidade dos consumidores ainda abre brechas para golpistas explorarem a urgência, a inexperiência e ofertas que prometem demais. A falta de verificação e o desconhecimento dos detalhes que podem ser conferidos fazem com que o consumidor, em alguns casos, caia em golpes”, explica.

Calma e atenção

Apesar da modernização das plataformas on-line, recuperar o dinheiro perdido em um golpe ainda é muito difícil. Por isso, o conselho dos especialistas é investir na prevenção, manter a calma e redobrar a atenção antes de fazer qualquer transação on-line, ainda que seja em um site conhecido.

Uma das formas de se proteger contra os golpes é conhecer as principais estratégias usadas pelos criminosos. Para ajudar o leitor nesse aspecto, a Folha Universal preparou uma ilustração informativa para alertar para o tema, além de destacar passos importantes que devem ser observados antes de fechar qualquer negócio. Confira nos quadros ao lado.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Arte: Gean França