Aleitamento materno: o ato de amor que protege o bebê e a mãe

Esse processo exige paciência, treino e uma rede de apoio que garanta segurança e informações corretas

Imagem de capa - Aleitamento materno: o ato de amor que protege o bebê e a mãe

O nascimento de um bebê muda a história da família. A partir desse momento, pai e mãe passam a ter a responsabilidade de cuidar, ensinar e zelar pela criança. E, por mais que atualmente exista muita tecnologia e modernização de diversos processos, inclusive quando se trata de cuidados com os recém-nascidos, há condutas que são naturalmente perfeitas, como o aleitamento materno.

“O leite materno contém células vivas, aminoácidos, proteínas, hormônios, fatores de crescimento, oligossacarídeos, anticorpos, minerais e vitaminas, além de muitos outros nutrientes”, explica a médica pediatra Roberta Esteves Vieira de Castro. “O leite materno é o alimento perfeito para o bebê e possui nutrientes essenciais para promover o melhor crescimento e desenvolvimento da criança, além de fortalecer a imunidade dela”, completa.

Apesar de tantos benefícios, ainda é baixa a taxa de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança, que é o que os especialistas recomendam. De acordo com dados do Ministério da Saúde, esse número no Brasil está em torno de 45,8%. Já a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é aumentar esse índice em 50% até 2025, em razão da importância desse procedimento tanto para o bebê quanto para a mãe.

Com o intuito de reforçar o valor da amamentação e conscientizar sobre seus benefícios, acontece neste mês a campanha Agosto Dourado. “O nome da campanha vem justamente do fato do leite materno ser considerado o padrão-ouro para a alimentação do bebê”, comenta Roberta.

Neste ano, o tema é Possibilitando a Amamentação: Fazendo a Diferença para Mães e Pais que Trabalham e dá um destaque ainda maior para a importância de conciliar os cuidados com o bebê e o retorno à rotina profissional. Além dos pais, a campanha incentiva mudanças no local de trabalho, para que a mulher seja acolhida de forma adequada e tenha um espaço reservado para realizar a amamentação ou a retirada do leite.

Todo o apoio é importante nesse momento que a mulher pode encontrar uma série de dificuldades. Manter a persistência e a dedicação e buscar orientação adequada estão entre os pontos que devem ser observados nesse período. Acompanhe, na ilustração a seguir, outros esclarecimentos sobre a amamentação e compreenda por que ela é importante.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Arte: Edi Edson