Álcool é tão cancerígeno quanto o cigarro

É o que mostra um compilado de estudos divulgado pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos

Imagem de capa - Álcool é tão cancerígeno quanto o cigarro

No início de 2025 o departamento de saúde pública do governo americano divulgou dados que revelam que o álcool é tão cancerígeno quanto o cigarro.

Álcool e câncer:

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS, na sigla em inglês) selecionou dados de uma série de estudos e procurou especialistas para criar um alerta sobre o uso de álcool e risco de câncer.

Por ser uma droga legal, o consumo de bebidas alcoólicas é amplo e não tão mal visto quanto as drogas ilícitas. Por conta disso, é a terceira principal causa evitável de câncer nos Estados Unidos, depois do tabaco e da obesidade. Seu uso contribui para quase 100 mil casos da doença e cerca de 20 mil mortes por ano. Os sete tipos diferentes de câncer incluem mama (em mulheres), colorretal, esôfago, fígado, boca (cavidade oral), garganta (faringe) e laringe.

Analisando o risco de desenvolver a doença comparando os que bebem e quem não bebe, mostrou um risco relativo de 10%. Por isso, o cirurgião-geral dos EUA, Dr. Vivek Murthy (que elaborou o relatório), está pedindo rótulos de advertência atualizados sobre o álcool, assim como os carregados nos maços de cigarros.

Alerta:

Doses pequenas parecem inofensivas, mas o ideal é que você não beba álcool em quantidade alguma. A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisa que não existe quantidade segura para o seu consumo.

Mas se você já tem este hábito e não consegue parar, pode contar com o apoio do programa social Vício Tem Cura (VTC). O projeto auxilia dependentes e seus familiares por meio de apoio emocional e orientação espiritual. Além disso, promove palestras de conscientização e ações sociais.

Participe das reuniões que acontecem aos domingos, na Universal mais próxima de você. Encontre o endereço aqui.

Além disso, acompanhe mais resultados e atualizações através das redes sociais, clicando aqui.

Leia também:

Aumenta o consumo de álcool no mundo

Os riscos do álcool para o cérebro dos jovens

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock