Ajuda quem não atrapalha

A assistência espiritual é necessária para quem começa a trilhar o caminho da Fé, porém ela tem limites

Imagem de capa - Ajuda quem não atrapalha

Para uma pessoa que está dando os primeiros passos na Fé, nada mais normal do que receber assistência espiritual para conseguir se manter firme. No entanto, o problema é que muitas pessoas perdem a noção na hora de ajudar o outro e às vezes inconscientemente querem impor a sua Fé e o seu jeito de fazer as coisas que são relativas ao relacionamento com Deus.

A Fé é individual e intransferível. As Escrituras Sagradas descrevem isso em diversos versículos, como no livro de Romanos 12.3: “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da Fé que Deus repartiu a cada um”.

Outro trecho do mesmo livro que também deixa isso claro está no capítulo 14, versículo 2: “Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes”. Mais uma prova de que cada indivíduo tem um tipo de fé e não se pode julgar isso.

Perdendo uma alma
A vendedora Régia Possidonio, (foto abaixo) de 19 anos, é um exemplo de quem infelizmente sabe o que é perder uma alma por conta da imposição da sua própria fé. Ela está na Universal há cinco anos e faz parte do grupo Força Jovem na cidade de Campinas, interior de São Paulo, e ajuda os jovens que chegam à igreja precisando de auxílio e orientação.

Régia reconhece que errou ao tentar ajudar uma jovem que tinha problemas de se automutilar. “Eu levava essa jovem todos os dias para a Igreja, mandava mensagem a todo instante e, se ela demorasse a responder, eu ia à casa dela. Eu a alertava de que se cortar era errado, porque machucava o corpo dela, mas nunca perguntei como ela se sentia. A repreendia com tom de acusação e dizia para ela não beber, não usar drogas nem sair. Eu sempre enfatizava que ela tinha que se dedicar ao grupo e fazer as coisas para Deus se quisesse mudar de vida.”

Régia afirma que esse tipo de tratamento despertou revolta na jovem que ela ajudava: “um dia ela me disse que não aguentava mais e que eu fazia tudo parecer um fardo. Ela falou que eu não a entendia e no fundo ela estava certa.”

Apesar disso, Régia demorou para reconhecer seu erro e passou por mais uma situação delicada. “Passado um tempo, essa mesma jovem ainda frequentava a Igreja e, em uma troca de grupo, ela quis ir comigo, mas acabei sendo grossa e disse que ela tinha que aprender a andar sozinha, pois não podia viver me acompanhando sempre. Também falei que ela devia aprender a ser mais forte.”

Daquele dia em diante, a jovem que Régia acompanhava nunca mais foi à Igreja e, com isso, Régia aprendeu uma lição: que não se deve impor nada a ninguém e que se Deus dá livre-arbítrio ao ser humano quem seria ela para querer prender alguém. “Aprendi que devo orar por aqueles que estão ao nosso redor e ajudar com um conselho e quando necessário ser dura, mas sempre dar o direito de escolha à pessoa”, relata.

O cuidado
O fato de respeitar a opinião do outro não quer dizer que tenhamos de compactuar com seus erros, não lhe mostrar o caminho correto ou deixar de falar da importância de obedecer à Palavra de Deus. Contudo temos que entender que às vezes o que chamamos de zelo se transforma em sufocar o outro.

Faça sua parte

Também é importante ressaltar que há pessoas que recebem ajuda e muitas vezes fazem da Igreja e dos que estão dispostos a ajudá-las apenas uma válvula de escape. São aquelas que frequentam um templo há anos, não se convertem e dizem que não conseguem deixar o pecado. Infelizmente quanto a elas, como o conselho ou a palavra não é capaz de mudar o que está dentro delas, é preciso que ela tome uma decisão.

Vale sempre lembrar que o cuidado com o próximo deve existir, pois amá-lo é um dos mandamentos de Deus e a missão dos pastores, obreiros e voluntários da Universal é obedecer a Deus e levar essa pessoa a conhecer de fato e de verdade o Senhor Jesus.

Espero que essa matéria faça você refletir. Você que ajuda é imprudente na hora de cuidar de uma alma? E você que tem sido ajudado reconhece esse cuidado como um auxílio ou uma cobrança? Nos dois casos, faça uma oração e peça a Deus que mostre a você como agir. A melhor forma de mudar é pedindo a Deus uma direção.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Getty Images e cedida