Ajuda humanitária é levada a famílias desabrigadas em São Gonçalo do Amarante (CE)

Chuvas atingiram cerca de 150 municípios cearenses na semana passada

Imagem de capa - Ajuda humanitária é levada a famílias desabrigadas em São Gonçalo do Amarante (CE)

No último domingo (30), voluntários do Unisocial EVG prestaram assistência às famílias desabrigadas devido às fortes chuvas que atingiram o município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

“Eu estava em casa dormindo e a água subiu de repente. Perdi geladeira, colchões, nunca imaginei que isso poderia acontecer”, relembra o autônomo Iran Francisco, de 62 anos. “Primeiramente, agradeço a Deus e também a vocês que nos ampararam, foi uma ajuda muito grande e importante neste momento”.

Na semana passada choveu em 150 municípios cearenses. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em todo o Estado, foi registrada uma média de 31,2 milímetros de chuvas. No período, São Gonçalo do Amarante foi o segundo com os maiores registros.

Por meio da iniciativa do programa social, famílias afetadas receberam ajuda humanitária. Foram distribuídas 130 cestas básicas, 2 mil peças de roupas e 200 garrafas de água mineral.

O responsável pela ação, Roberto Masterson, conta que nos últimos meses o volume de chuvas no Ceará tem sido alto, deixando muitos desabrigados. “Em São Gonçalo do Amarante não foi diferente, centenas de pessoas perderam tudo e hoje estão sobrevivendo por meio de doações. Muitos não sabem por onde começar na tentativa de reerguer tudo o que perderam”.

“As pessoas reagiram de forma extremamente grata. Vimos que foi um alívio em um momento muito difícil. Nós do Unisocial EVG sempre chegamos com rapidez após tragédias e alagamentos porque sabemos a situação em que as vítimas se encontram”, finaliza Masterson.

Além dos donativos entregues para ajudar a suprir às necessidades físicas, os 40 voluntários envolvidos na ação também se empenharam em levar apoio emocional, palavras de ânimo e esperança às vítimas das chuvas.

Para a voluntária Ademara Viana, ajudar nessa ação foi gratificante. “Mesmo o momento sendo de dor para as famílias que perderem muitas coisas com a chuva, as pessoas saíram dali [da ação] com um sorriso no rosto.”

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Unisocial EVG oferece assistência à população em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2022, 1.224.606 pessoas foram assistidas pelo programa.

imagem do author
Colaborador

UNIcom