‘Agora é a minha vez!’: Palestras ajudam viciados e seus familiares na luta contra as drogas

Pandemia de covid-19 aumentou o consumo de entorpecentes em todo o mundo

No próximo domingo (26), o programa social Vício Tem Cura realizará duas palestras destinadas a usuários de drogas e seus familiares, com o objetivo de ajudá-los a combater a dependência. Será o dia do “Agora é a minha vez!”, que deve reunir 12 mil pessoas na Zona Sul de São Paulo.

A primeira palestra será realizada às 15h, e terá a condução de Júlio Freitas, Bispo responsável pelos Obreiros da Universal, com a presença de sete ex-viciados, que contarão como conseguiram se livrar da dependência.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, em razão da pandemia da covid-19, com a perda de vidas, restrições ao contato social e uma gravíssima crise econômica global, 275 milhões de pessoas passaram a consumir drogas no mundo no ano passado — sendo que 36 milhões padeceram de transtornos associados ao uso de entorpecentes.

Outro estudo apontou um aumento de 17% no consumo de álcool pela população brasileira e um crescimento expressivo do uso de medicamentos controlados.

Famílias sofrem 

João Oliveira, um dos responsáveis pelo Vício Tem Cura, explica que “para cada dependente químico existem entre 4 a 5 codependentes, que são a família dele, e que, na maioria das vezes, sofre muito mais do que o próprio viciado”.

“A família fica de mãos atadas e não sabe a quem recorrer. Então, neste domingo do ‘Agora é a minha vez’, todas as famílias também terão a oportunidade e a vez delas. Independentemente de qual seja o vício, seja de drogas lícitas ou ilícitas, este domingo será para justamente socorrer, socorrer todas as famílias”, explica Oliveira.

Apenas em 2021, as ações do Vício Tem Cura ajudaram 1,1 mil viciados a abandonar a dependência física e psicológica de diferentes entorpecentes e do álcool no país.

Um dos resgatados pelo programa social é Fábio Oliveira. “Com 14 anos de idade, eu já comecei a fazer o uso da maconha, bebida e cola de sapateiro. Até os 19 anos, eu já estava viciado e saí de casa para viver nas ruas perambulando. Fazia uso de drogas em estações abandonadas de trem, casas abandonadas. Nessa idade, cometi um assalto para poder sustentar o meu vício e fui preso”, lembra Fábio.

“Fiquei no presídio quase um ano e, quando eu saí, a minha mãe me apoiou. Eu me libertei dos vícios, das más amizades, casei com a pessoa que era a minha namorada desde adolescência e, hoje, estou há 20 anos curado, sem recaída.”

O Vício Tem Cura é um programa social mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus. Ele foi criado em 2014 com o objetivo de auxiliar usuários de drogas e pessoas com outros tipos de vício, proporcionando apoio emocional.

Agenda – Palestras “Agora é a minha vez!”, do programa social Vício Tem Cura 

Data: 26/6

Programação: 

13h20 – Atendimento aos viciados e suas famílias.

15h – Início da reunião com a palestra de conscientização sobre os vícios.

18h – 2° reunião com a mesma palestra

Local: Av. João Dias, 1.800 – Santo Amaro – São Paulo (SP)

Vício Tem Cura 

WhatApp: (11) 95935-6793

Instagram – viciotemcuraoficial

YouTube – Vício tem Cura

imagem do author
Colaborador

UNIcom