Advogados voluntários tiram dúvidas sobre aposentadoria
Evento acontece neste domingo (3), na favela de Paraisópolis, a maior da capital paulista. População mais pobre é a que mais depende da Previdência Social.
A reforma da Previdência tem tirado o sono de muitos brasileiros, principalmente dos mais pobres, que enfrentam o desemprego e se lançam na informalidade para sobreviver. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 68 milhões de brasileiros não têm carteira assinada, entre eles, desempregados, subutilizados e autônomos.
Com o objetivo de ajudar a esclarecer informações para a população que se aproxima da aposentadoria, no próximo domingo (3), o programa Unisocial oferecerá atendimentos jurídicos e outros serviços, gratuitamente, para os moradores da favela do Paraisópolis, localizada na zona Sul de São Paulo. São esperadas mais de 10 mil pessoas no evento.
Para a advogada e especialista em Direito Previdenciário, Sheila Martins, o aumento do tempo de contribuição para todos os trabalhadores, dificultará para os mais pobres e informais conseguirem completar os 20 anos necessários.
“O grupo com maior dificuldade para se aposentar, na minha opinião, são o das mulheres, que saem do mercado de trabalho para cuidar dos seus filhos e, quando voltam, nem sempre retornam para o setor formal, especialmente as mais pobres”, explicou a especialista.
Além de atendimento jurídico, o evento contará com voluntários especializados na área da Saúde e Beleza. Também serão sorteados bolsa de ensino superior, cursos profissionalizantes, cestas básicas, eletrodomésticos e brinquedos.
Atualmente, 120 mil pessoas moram na favela do Paraisópolis, apontou o IBGE.
Agenda
Local: Campo do Palmeirinha – Rua Melchior Giola, 101 – Paraisópolis, São Paulo – SP
Data: 03/11
Horário: 14h00
Serviços oferecidos gratuitamente
Saúde – Aferição de pressão, glicemia, oftalmologista, dentista, clínico geral e pediatra.
Beleza – Massagem, maquiagem, corte de cabelo, manicure.
Lazer – Apresentação musical, de dança e teatro.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo