Açúcar pode causar envelhecimento precoce

Saiba quais doenças podem ser desencadeadas pelo consumo exagerado de açúcar

Imagem de capa - Açúcar pode causar envelhecimento precoce

Ele já foi chamado de “ouro branco”, mas hoje em dia é considerado um dos principais vilões da alimentação: o açúcar. Além de desencadear doenças como a diabete, a obesidade e a hipertensão, pesquisas revelam que o abuso de açúcar na dieta é um dos principais fatores de envelhecimento precoce.

O Doutor J Bussade, nutrólogo especialista em medicina ortomolecular, explica que “o ser humano não precisa ingerir açúcar, pois o nosso corpo já o fabrica a partir de glicerol, gordura e proteína, em um processo chamado gliconeogênese, no qual o fígado produz proteína e converte em açúcar”.

Assim sendo, a quantidade ingerida de açúcar via alimentos deve ser controlada e as atividades físicas devem ser capazes de queimar esses excessos. Alguém que se alimenta equilibradamente não terá problemas, mas quem come muito açúcar e mantém uma vida sedentária pode desenvolver as doenças citadas acima, além de ver seu organismo envelhecer externa e internamente antes da hora.

Então, o que fazer?

O pior açúcar a ser ingerido é o refinado. De acordo com o Doutor J Bussade esse é o “alimento mais inflamatório que existe no planeta”, sendo capaz de aumentar a pressão arterial até 25 vezes mais do que o sal. Para ele os açúcares mascavo, orgânico e de coco são os mais indicados para consumo.

O melhor mesmo, porém, seria utilizar o mel para adoçar os alimentos. Ainda de acordo com o especialista, o mel natural é capaz de dar sabor, oferece vitaminas e não sobrecarrega o organismo com substâncias maléficas.

Por outro lado, adoçantes artificiais podem ser tão ou mais perigosos do que o próprio açúcar refinado. Em caso de dúvidas, procure um nutricionista. Ele saberá te ajudar a montar uma dieta saudável e equilibrada.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Fotolia