Acordo de paz histórico entre Israel, Emirados Árabes e Bahrein

A cerimônia de assinatura do "Acordo de Abraham" ocorreu na Casa Branca. Saiba mais

Imagem de capa - Acordo de paz histórico entre Israel, Emirados Árabes e Bahrein

Recentemente, Israel, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein assinaram um acordo histórico de paz, que ficou conhecido como “Acordo de Abraham”.

A cerimônia ocorreu na Casa Branca, nos Estados Unidos. O motivo foi que o presidente estadunidense Donald Trump foi um dos principais apoiadores desta negociação.

Também estiveram presentes Benjamin Netanyahu, primeiro ministro israelense, Abdullah bin Zayed Al Nahyan, ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes, e Abdullatif bin Rashid Al Zayani, ministro das Relações Exteriores do Bahrein.

Leia também: Cônsul-geral dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em São Paulo visita o Templo de Salomão

Para Abdullah, o acordo representa a esperança de um Estado independente envolvido por uma relação estável e próspera na região. Pois, o primeiro-ministro israelense interrompeu a anexação dos territórios vizinhos.

A expectativa é de harmonia no longo prazo entre judeus e palestinos. No Brasil, o Itamaraty emitiu uma nota observando que o Governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio do acordo.

Por que há este conflito entre Israel e os países vizinhos?

Basicamente, desde a criação do Estado de Israel, em 1948, grandes conflitos ocorreram com os vizinhos da região, que não aceitaram a divisão territorial.

Em 1967, Israel anexou áreas de Gaza e Cisjordânia, que eram territórios palestinos naquele período. Assim, os conflitos geográficos pela divisão de territórios na localidade percorreram as últimas décadas.

Agora, os países buscam por uma resposta definitiva para esta questão. Além do acordo recente, Israel já tinha um acordo com Egito e Jordânia. O próximo passo é a continuação da conversa diplomática com os demais países que ainda não ingressaram no acordo.

Leia também: Bispo Renato participa de comemoração do Ano Novo Judaico na Embaixada de Israel

Confira a reportagem abaixo, que foi exibida, recentemente, pelo Jornal da Record:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução @realdonaldtrump/Instagram