Ação “Stop Depression” é realizada em uma das principais avenidas de Fortaleza (CE)

Voluntários do Depressão tem Cura (DTC) fizeram uma abordagem criativa para alertar sobre um tema preocupante: a Depressão Sorridente. Veja como foi

Imagem de capa - Ação “Stop Depression” é realizada em uma das principais avenidas de Fortaleza (CE)

Recentemente, os Agentes do Bem do programa Depressão tem Cura (DTC) de Fortaleza, capital do estado do Ceará, realizaram uma ação contra a depressão na avenida Beira-Mar, um dos principais cartões postais da cidade.

Com uma abordagem criativa a ação denominada “Stop Depression”  trouxe à tona o tema “Depressão Sorridente”, que é  quando a pessoa tentar camuflar aquela tristeza crônica para que aqueles que estão ao seu redor não percebam a sua verdadeira condição emocional.

Por que é importante:

O Pastor Marcelo Gomes, responsável pelo DTC do Ceará, destaca a importância de discutir esse tema, uma vez que é muito comum pessoas que sofrem de depressão, tentarem camuflar sua dor por serem, às vezes, mal interpretadas, ou por terem vergonha de assumir que estão com depressão.

O que aconteceu:

Enquanto alguns agentes tocavam instrumentos musicais como a sanfona, com uma melodia alegre e o ukulele, com uma melodia triste, outros abordavam as pessoas que estavam passando pelo local entregando o encarte contendo o número do Whatsapp do DTC e com uma pergunta: em qual ritmo está a sua vida?

  • “Esse início de abordagem resultou em muitas pessoas que pararam para ouvir as músicas tocadas e assim pediam para conversar com os agentes do bem ali presentes na ação. Cerca de 50 pessoas foram atendidas pelos voluntários, no local”, afirma o Pastor Marcelo.
  • Além dos atendimentos realizados, algumas pessoas foram presenteadas com livro “Eu Venci a Depressão”, da Dra. Eunice Higuchi

Contudo, a estimativa é que mais de 300 pessoas tenham sido alcançadas por meio da ação, já que se trata de uma avenida com grande circulação de pessoas, somado ao fato de ter sido realizada em um domingo à tarde.

Abordagem criativa:

O Pastor Marcelo destaca que esse tipo de abordagem criativa é mais eficaz para fazer as pessoas pararem para ouvir e, o mais importante, desabafar.

  • “Muitas pessoas pararam por curiosidade, porém ao lerem a frase Depressão tem Cura, se interessavam em conhecer o projeto e ali, sem constrangimento, elas compartilhavam suas dores e como estavam enfrentando a depressão”.

Ele citou o caso de uma médica que estava andando sem rumo e foi abordada por um dos voluntários. Ao desabafar ela revelou que durante toda a semana planejou o suicídio jogando-se no mar. Mas quando se deparou com aquela faixa “Depressão tem Cura”, decidiu pedir ajuda e foi atendida no local.

História de superação:

A agente do Bem Nívia Lucia Jaques Amorim, de 58 anos (foto à esquerda), que esteve nessa ação sabe bem o que é viver sem nenhuma perspectiva de vida por causa da depressão. Hoje, curada, faz questão de levar uma palavra de vida e de esperança para as pessoas que sofrem com a doença.

“Cresci uma criança complexada pela rejeição da família. Por causa disso me sentia inferiorizada, a ponto de cair em depressão. Vivi assim por 35 anos e não tinha nenhuma perspectiva de vida. Hoje, porém, estou curada e nessa ação que realizamos tive a oportunidade de ajudar algumas pessoas que estão passando pela mesma situação que enfrentei e pude afirmar para elas que sim, depressão tem cura! ”, afirma.

Confira a ação no perfil oficial do DTC no Instagram:

Saiba mais:

Para ver mais ações do projeto ou tirar dúvidas, acesse o site e o Instagram oficial. Caso precise desabafar, converse agora mesmo com um agente do bem pelo WhatsApp: 11 3573 3662.

Contribua com essa corrente do bem:

Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país. 

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: cedidas