Ação humanitária: banco de sangue na Finlândia é reabastecido

Queda de doação em todo mundo provoca alerta

Imagem de capa - Ação humanitária: banco de sangue na Finlândia é reabastecido

Devido à pandemia de covid-19, houve uma queda nas doações de sangue e os bancos foram colocados em alerta em todo o mundo. Tendo em vista que, uma doação pode salvar até quatro vidas, os voluntários do Unisocial da Finlândia se mobilizaram nesta quinta-feira (9) para, através de um ato solidário, abastecer o estoque de hemoderivados da capital do país, Helsinque.

Em outubro de 2021, o Centro de Sangue e Transplantes do sistema de saúde público britânico (NHS) gerou alerta após o suprimento ter caído para níveis críticos no Reino Unido. Na Escócia, o número de doadores era o mais baixo em todo este início de século, de acordo com dados divulgados em dezembro.

 “Eu vejo a doação de sangue como uma forma de salvar vidas, um ato muito importante nos dias de hoje, um meio de ser útil.  Meu sangue pode dar a alguém uma nova chance”, relata a voluntária Mayara Martínez Llibre, de 30 anos, que junto a outros integrantes do grupo, fez a sua contribuição no Banco de Sangue da Cruz Vermelha.

Segundo o responsável pelo Unisocial na Finlândia, Diego Sinhorini, esta é a terceira vez que os voluntários doam sangue neste ano, pois sempre existe a necessidade de todos os tipos sanguíneos no país. “Temos sempre procurado cooperar com a sociedade de todas as formas possíveis”.

“Doar sangue é algo que ainda traz muita resistência em algumas pessoas, infelizmente. Devemos incentivar, dando o exemplo para que as pessoas também venham fazê-lo”, finaliza.

A Finlândia está localizada na região norte do continente europeu. Devido ao frio intenso no país nórdico, a maioria da população vive no sul, principalmente, nos arredores de Helsinque.

Além de campanhas de doação de sangue, o Unisocial – que é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus – também desenvolve ações para levar assistência social a populações marginalizadas e ajuda humanitária a vítimas de catástrofes. No ano passado, o programa social beneficiou mais de 526 mil pessoas no Brasil e exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom