Ação beneficia 500 moradores de comunidade carente em SP
Evento realizado nesta terça-feira (25) levou serviços de saúde, beleza e orientação jurídica
O Vício Tem Cura (VTC) realizou, na noite de terça-feira (25), uma ação social para prestar assistência às famílias da comunidade Anchieta, no Grajaú, um dos distritos mais populosos de São Paulo, localizado na zona sul. O objetivo foi proporcionar serviços gratuitos e um momento de acolhimento para cerca de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na ocasião, foram oferecidos atendimentos de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia. O evento também levou, gratuitamente, serviços estéticos, como corte de cabelo e esmaltação de unhas — além de orientação jurídica para esclarecer dúvidas dos moradores da região.
Aproximadamente 150 voluntários, incluindo Vionilce de Araújo, apoiaram a ação. Para ela, que já participou de diversas iniciativas promovidas pelo VTC, a experiência mais marcante foi ver “uma criança pedindo auxílio para os seus pais, que sofriam com vícios, e ajuda com alimentos, pois a necessidade era grande”.
Levando esperança aos que sofrem
O trabalho do programa nas comunidades busca amparar famílias afetadas por vícios, viabilizando um suporte social e emocional. A partir do esforço dos voluntários — muitos dos quais, ex-dependentes —, o acompanhamento visa ajudar os viciados a superarem a dependência e orientar os familiares a oferecerem o apoio necessário aos entes queridos.
Além dos serviços disponibilizados, e dos voluntários que prestaram atendimento no local, o evento ainda contou com um momento dedicado a uma mensagem de esperança. Mauro Souza, responsável pelo VTC, explicou que muitas dessas pessoas vivem na linha da pobreza: “E ações como essa proporcionam um alívio e uma esperança de uma vida melhor”, reflete.