Abuso sexual infantil: o perigo pode estar mais perto do que se imagina

Com o aumento no número de casos em todo o Brasil, orientar e proteger crianças e adolescentes contra o abuso sexual é urgente

Imagem de capa - Abuso sexual infantil: o perigo pode estar mais perto do que se imagina

A cada 15 minutos uma criança sofre abuso, segundo os dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exploração e abuso sexual infantil, com mais de 500 mil casos notificados, mas há subnotificação. A estimativa é de que apenas 7% dos casos de exploração sexual infantil são denunciados.

De acordo com o Ministério da Saúde, familiares e conhecidos são responsáveis por 68% dos casos de violência sexual contra crianças de 0 a 9 anos e a casa das vítimas é o local de ocorrência de 70% deles. As meninas são as maiores vítimas.

O que é abuso sexual infantil

É toda e qualquer ação que se utiliza da criança ou adolescente para fins sexuais, seja conjunção carnal, seja ato libidinoso para obtenção de prazer sexual do agente ou de terceiros.

Nem sempre o abuso envolve contato físico, como muitos pensam. Fazer a criança ou o adolescente ver conteúdo pornográfico, por exemplo, também é uma forma de abuso sexual.

Maio laranja

A campanha Maio Laranja visa conscientizar para a necessidade de proteger crianças e adolescentes contra o abuso. Vale reforçar que não é apenas dever dos pais, mas de todo adulto estar atento a qualquer criança e adolescente em situação de vulnerabilidade. Inclusive, se alguém identifica alguma suspeita de violência sexual e não reporta às autoridades competentes, pode responder judicialmente por omissão de socorro.

Saiba mais sobre como agir nesses casos lendo o infográfico abaixo.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Arte: Edi Edson