Abraão: o amigo de Deus
No "Encontro com Deus", o Bispo Renato Cardoso meditou sobre a vida deste importante personagem da fé
No domingo, dia 19 de outubro, ocorreu o “Encontro com Deus“, que meditou sobre um exemplo de fé encontrado nas Escrituras: Abraão.
Abraão: o amigo de Deus
“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” (Tiago 2:23)
- “A fé de Abraão foi a ‘fé original’, que começou quando o mundo tinha dado as costas para Deus – mesmo depois do dilúvio com Noé. O mundo tinha se mergulhado na idolatria ou no ateísmo. Era um extremo ou outro: tudo era ‘Deus’ – a árvore, o trovão, o bezerro – ou o ‘nada’ era ‘Deus’. Não era muito diferente de hoje. Nós vemos, também, que as pessoas não creem em Deus e acabam acreditando em tudo e qualquer coisa – no horóscopo ou que a cor da roupa vai influenciar o destino delas. Abraão vivia em um mundo assim. Mas, dentro dele, o caráter, o raciocínio e a sinceridade dele buscavam algo maior”, observou o Bispo Renato Cardoso.
- O Bispo complementou que podemos notar essas características, por exemplo, por meio da maneira como Abraão tratava a esposa Sara. Por ela não poder lhe dar filhos, ele poderia, pela cultura do mundo, ter outra esposa. Porém, Abraão não quis impor esse tipo de vergonha para Sara. Abraão, igualmente, assumiu a responsabilidade sobre a tutela do sobrinho Ló como filho, quando o irmão faleceu. “Vemos que Abraão era uma homem íntegro, que gostava das coisas corretas, era sincero e raciocinava. Porque a fé tem que ser inteligente para funcionar. Pois, se você separa a inteligência da fé, o que você tem? A religião. Pessoas fanáticas que, em nome da religião, cometem atrocidades”, apontou o Bispo Renato. E, caso a pessoa tenha inteligência, mas não tenha fé, ela se torna ateia. Porém, vale observar, por exemplo, que há coisas que não podem ser provadas, mas existem – e, para isso, precisamos da fé.

A importância da sinceridade:
“Deus Se revela para as pessoas sinceras”, acrescentou o Bispo Renato. Deus Se revelou primeiro para Abraão e a fé dele foi solitária. A fé de Abraão não dependia de uma igreja. Ele cresceu sendo ensinado a crer em vários deuses, mas escolheu Deus. Assim, está escrito:
“Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei.” (Isaías 51:2)
- “Talvez você, hoje, tenha uma crença muito diferente da de Abraão, em que a sua crença em Deus é relativa. Por exemplo, muitas pessoas estão na igreja, mas porque o amigo, o pai ou a mãe as trouxe. É diferente de Abraão, que era solitário, não dependia dos outros. Tem pessoas na igreja que se o familiar sair da igreja, elas saem também”.
- Em outras palavras, a nossa fé em Deus não pode depender de terceiros ou das circunstâncias. Ainda que passemos por lutas, a nossa fé nos sustentará. “O mundo pode estar caindo ao nosso redor, mas nós não deixamos de crer em Deus. E a fé verdadeira também não deixa nos corrompermos, quando as coisas vão bem”, avaliou o Bispo. Há pessoas que, após experimentarem a prosperidade material por meio da fé, abandonam Deus.
O que você precisa compreender:
- “O que você precisa mais e de quem mais, se Deus é seu amigo? Você vai duvidar, temer e ficar preocupado com alguma coisa?”, questionou o Bispo. “Deus só precisa que a pessoa tenha esta fé sincera”.
- Abraão creu na Palavra de Deus. Ele tinha a certeza de que Deus não falharia com ele. E o Altíssimo busca pessoas que não O seguem dependendo das circunstâncias. Nada pode mudar o nosso relacionamento com Ele. Abraão pensava: “eu vou fazer o que é certo, mesmo que eu seja o único a fazer”. E seguia crendo em Deus.
- “A lição prática é: procure servir a Deus independentemente das pessoas ao seu redor e das circunstâncias. Forje uma comunhão, uma aliança com Deus. É um casamento com Ele. Creia nEle, mesmo que a sua fé seja solitária. Se você crê nEle, você estará casado com Ele, vai viver a sua vida na dependência dEle e Ele Se revelará para você”, orientou o Bispo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo