ABADS encerra o ano com celebração inspirada no mundo das brincadeiras

Confira como foi o momento

Imagem de capa - ABADS encerra o ano com celebração inspirada no mundo das brincadeiras

Cerca de 220 pessoas participaram, na manhã do dia 13 de dezembro, sábado, da celebração de encerramento do ano da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), realizada na Vila Guilherme, em São Paulo. Neste ano, o momento teve como tema central “Uma Viagem pelo Mundo das Brincadeiras”.

O que destacar 

Em um espaço totalmente preparado e especialmente decorado para esse dia, familiares dos alunos e dos atendidos nos programas e terapias da instituição, profissionais, autoridades, amigos e convidados em geral participaram desse momento tão especial para a ABADS.

Para a concretização do encerramento, a organização dedicou cerca de quatro meses de preparo. Esse foi o período em que professores e demais profissionais da escola de educação especial da ABADS trabalharam, junto com os alunos, na produção dos brinquedos e jogos utilizados no evento.

Nesse ínterim, foram oferecidos pipoca e algodão-doce, simbolizando os sabores das tradições infantis, que nunca perdem a graça mesmo com o passar dos anos.

Momento de entretenimento

O dia contou com jogos em tamanho gigante e brincadeiras especiais, como jogo da velha, arremesso de argolas, pebolim, futebol de elástico, labirinto e quebra-cabeça, entre outros, permitindo que todos pudessem jogar, interagir e se divertir, fazendo uma verdadeira viagem pelas brincadeiras que fizeram e fazem parte da vida de todos.

Ou seja, como resultado, o momento foi repleto de muita alegria, envolvendo cores, danças, risadas, emoções e intensa troca de carinho.

Crianças e profissionais realizaram diversas apresentações. Além das apresentações artísticas, houve também uma exposição de releituras de obras, na qual crianças e profissionais da ABADS homenagearam diversos artistas.

Ademais, o encerramento contou ainda com a participação especial de um aluno tocando piano e dos alunos da instituição Pipa, que se apresentaram com o Taiko, um tambor japonês.

A importância do momento

De acordo com a presidente da ABADS, Rose Amorim (em foto abaixo com a Relações Institucionais da instituição, Márcia Rocha), o evento representou a finalização de um trabalho desenvolvido ao longo de vários meses, evidenciando a importância da brincadeira e dos jogos na vida das crianças, ao resgatar aprendizagens em cada etapa, memórias afetivas e experiências de forma lúdica e significativa.

  • “Vejo esse momento como uma missão cumprida, com a certeza de que estamos no caminho certo e com a expectativa de que, em 2026, possamos fazer mais e melhor, seguindo na contribuição para o avanço desses atendidos e participando de suas vidas de forma ativa.”

Voz de quem trabalha na ABADS

Em outras palavras, o momento foi extremamente gratificante para todos os participantes. Inclusive, a professora de Educação Física e Dança da ABADS, Valdilene Santos de Lima, compartilhou:

  • “Foi um momento muito gratificante e emocionante. Ver a participação ativa dos alunos e o empenho de todos os profissionais nos enche de orgulho. A cada ensaio, acompanhamos de perto a evolução das crianças, sempre respeitando o tempo e as particularidades de cada uma.”
  • “Cada música trouxe um pedacinho do que foi construído ao longo do processo, revelando conquistas, superações e muito esforço. Mesmo diante das dificuldades, foi lindo ver o quanto eles estavam envolvidos, concentrados e felizes, realizando cada coreografia com dedicação. Sem dúvida, é um trabalho feito com carinho, paciência e muito amor, refletido em cada apresentação.”
Aliás, leia também

“O Futuro é Inclusivo”: Confira como foi o último Seminário 2025 da ABADS

Abrace a ABADS

Por fim, participe da campanha “Abrace a ABADS”, que se iniciou no dia 1º e vai até o dia 31 de dezembro, e ajude a construir um futuro de possibilidades e inclusão para crianças, adolescentes e jovens atendidos pela instituição.

Saiba mais, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Guilherme Branco