A vida com Deus e a escada

Entenda qual é a ordem certa dos degraus para alcançar a vida que você sempre sonhou

Imagem de capa - A vida com Deus e a escada

Há quem sonhe alto e ache que a mudança de vida acontecerá em um piscar de olhos. Surgem, assim, as frustrações. Quando Jacó saiu foragido da casa de seus pais, Isaque e Rebeca, ele tinha consigo a bênção, mas nada mudou da noite para o dia. Ele poderia até dizer que tudo havia piorado.

Ali, naquele deserto e fazendo de uma pedra o seu travesseiro, ele teve um sonho: “E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela”. (Gênesis 28.12).

Toda escada tem como função principal ligar, por meio de degraus, locais com diferenças de níveis, ou seja, um lugar baixo a um lugar alto e vice-versa.

O sonho de Jacó revela que a vida com Deus é como uma escada. Ela conecta o nosso mundo com o Reino dos Céus. No seu topo está o mais importante, o Altíssimo, e cada degrau representa uma área da vida por ordem de importância.

Ao acordar daquele sonho, Jacó reconheceu que aquele não era um lugar comum, mas a porta do céu (Betel), e imediatamente fez um voto de que se Deus o suprisse em tudo naquela jornada e o fizesse retornar em paz, Ele seria o seu Deus e O primeiro em tudo na sua vida.

A ordem certa
O Bispo Júlio Freitas, em seu blog pessoal, destaca que uma aliança forte com Deus não é firmada da noite para o dia, mas envolve subir degrau por degrau, seguir passo a passo.

E quando, a exemplo do que elegeu Jacó, Deus foi colocado no topo das escolhas, o Bispo pontua em qual ordem as áreas da vida se posicionam:
1ª – Vida espiritual
2ª – Saúde
3ª – Vida sentimental
4ª – Vida familiar
5ª – Vida econômica
6ª – Vida social

Ao obedecer esta ordem é que se alcança uma vida completa em todos os aspectos. Observe como o primeiro e o segundo degraus estão interligados. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois toda a sua vida espiritual depende dela, mas para tê-la forte e eficaz é preciso ouvir e praticar a Palavra do Altíssimo.

E o corpo, como o Templo do Espírito Santo, é parte fundamental para executarmos a Vontade dEle neste mundo. Afinal, uma pessoa enferma espiritualmente e fisicamente não tem condições de lutar pelas outras áreas da sua vida.

Leve Deus a sério
Há muitos que dizem que conhecem a Deus e até frequentam uma igreja, mas suas vidas estão incompletas e repletas de frustrações.

O Bispo Júlio esclarece que isso acontece por causa da falta de firmeza no propósito. “Você até começa algo, mas não termina e é porque você não leva a sério os propósitos nem as promessas, que você faz a Deus.”

A firmeza de Jacó e a disposição para lutar com os homens e com Deus, a fim de ter sua identidade mudada de um homem enganador para um príncipe, fizeram com que ele alcançasse todas as promessas que Deus, naquele sonho, disse que cumpriria. Ele não se absteve de fazer a parte que cabia somente a ele fazer.

Aliás, Deus só conserva em paz quem tem um propósito firme (Isaías 26.3). Ou seja, que não desiste, cumpre o que prometeu a Ele, vai até o fim e age assim porque confia em seu Criador. Nisso consiste a obediência a Deus e esta é a condição para que se alcance a resposta que vem do Alto.

Se você reconhece que os “degraus” da escada da sua vida estão completamente fora de ordem, conserte-se com Deus. Decida hoje colocá-Lo em primeiro lugar e persevere fazendo a sua parte e crendo que Deus não falhará com a parte dEle.

Procure a Igreja Universal mais próxima de você e participe de uma de nossas reuniões. Você aprenderá a ordem correta para alcançar a vida que
sempre sonhou.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: getty images